sábado, 19 de março de 2011

Reunião Plenária do CLASB - Barreiro Centro Infantil “O Barquinho” é novo parceiro


Reunião Plenária do CLASB - Barreiro<br>
Centro Infantil “O Barquinho” é novo parceiro
No decorrer da Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social do Barreiro que teve lugar ontem, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, divulgou que "alguns projectos para o Concelho estão a derrapar, como é o caso das obras previstas para as escolas secundárias Alfredo da Silva, Augusto Cabrita e dos Casquilhos".
O autarca anunciou, também, para breve, a inauguração de quatro salas de pré-escolar na Escola nº 9 do Alto do Seixalinho. 

Nesta reunião, os parceiros aprovaram, por unanimidade, a adesão ao CLASB do Centro Infantil “O Barquinho” situado na freguesia do Lavradio.

Também, Elisa Esteves, Vice-Presidente do Centro Comunitário de Coina (CATICA), deu conta das dificuldades económicas que a instituição atravessa, uma vez que a Segurança Social não está a cumprir com os acordos de colaboração e não está a enviar verba para o ensino pré-escolar.


A 23ª Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social do Barreiro (CLASB) teve lugar ontem, 17 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal. Na mesa estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora Regina Janeiro, responsável pela área de Intervenção Social, Teresa Guerreiro (coordenadora do Serviços de Acção Social do Barreiro), Olímpia Mota (Centro Novas Oportunidades (CNO) Santo André), Maria José Valente (CNO Escola Secundária Alfredo da Silva) e Maria Apolónia Nunes (CNO Barreiro do IEFP).

Segundo o Presidente da CMB, a Rede Social do Barreiro “é muito importante pois permite juntar um conjunto de instituições da vida do Concelho e lembro que muitas iniciativas só se concretizam graças a esta parceria”. Destacou a má situação sócio económica do Concelho e do País e apontou as suas consequências para as instituições, nomeadamente as escolas, instituições ligadas à Saúde e as autarquias que estão em situação angustiante.

Adiantou que alguns projectos para o Concelho estão a derrapar, como é o caso das obras previstas para as escolas secundárias Alfredo da Silva, Augusto Cabrita e dos Casquilhos. Contudo, o Autarca deixou uma mensagem de esperança. “Temos de combater uma situação de angústia e alargar a nossa criatividade”.

Informou a cerca das últimas obras relativas à ligação da Estação Elevatória localizada na Avenida Bento Gonçalves à ETAR, a concluir brevemente.

Anunciou, também, para breve, a inauguração de quatro salas de pré-escolar na Escola nº 9 do Alto do Seixalinho.

Nesta reunião, os parceiros aprovaram, por unanimidade, a adesão ao CLASB do Centro Infantil “O Barquinho” situado na freguesia do Lavradio. Com a adesão, esta instituição quer dar uma resposta mais efectiva na freguesia e no Concelho e pretende que a rede seja mais fortalecida.

Apolónia Teixeira responsável pela Divisão de Intervenção Social, informou os parceiros que levou o conjunto de conclusões da Jornada Social do CLASB, realizada no passado mês de Janeiro, ao núcleo executivo do CLASB, designadamente: o tema I – “Apoio à Família e à Criança no Actual Contexto Socioeconómico” que tem como objectivos e desafios: combater a pobreza das crianças e dos idosos, através de medidas que assegurem os direitos básicos de cidadania; uma nova consciência social sobre a política de integração e valorização do idoso; conjugação de esforços e articulação das respostas no âmbito de parcerias existentes e da integração social e educativa. Ainda em relação a este tema, existem os seguintes desafios a implementar: Bancos de recursos – maior articulação para uma melhor complementaridade, uma abertura efectiva destas respostas de apoio à comunidade, com uma melhor divulgação; uma maior funcionalidade e flexibilidade das respostas no âmbito do apoio à família e a reformulação do Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados (PCAAC) – Actualmente o Programa não se ajusta às condições reunidas pelas entidades mediadoras nem das famílias carenciadas. As regras implementadas não respondem às necessidades reais.

Em relação ao tema II – “Crianças em Risco e Parentalidade Positiva” conclui-se que para a promoção de parentalidade mais positiva nas áreas das crianças e jovens em risco, o caminho passa por três pontos fundamentais: Prevenir – criação de acções comunitárias; acções pró-activas e não reactivas à “parentalidade de risco”; Integrar – na articulação de serviços para melhor responder às questões específicas das famílias numa lógica coerente de planos de intervenção integrados. Rentabilizar – recursos existentes na comunidade através da articulação e definição de papéis.

Finalmente, em relação ao tema III - Deficiência e Saúde Mental: Desafios e Perspectivas, definiu-se como recomendações: o reforço do papel das pessoas com deficiência e das pessoas com doença mental; necessidade de existir no Concelho do Barreiro uma intervenção integrada, articulando as intervenções na primeira infância, com jovens e adultos; o reforço das redes de vizinhança; o apoio às famílias e promover o seu papel no contexto das redes informais; promover informação e formação para diferentes públicos alvo sobre como intervir e o reforço das ajudas técnicas.

A ordem de trabalhos da reunião incluiu na discussão e contributos para o Plano de Acção 2011 do CLASB e Monitorização do Plano de Desenvolvimento Social, para logo de seguida ser feita a apreciação dos Centros Novas Oportunidades (CNO) do Concelho do Barreiro. Olímpia Mota, do CNO de Santo André informou que estes centros estão em articulação com as escolas e os centros de formação. A equipa faz o acolhimento dos adultos com sessões de diagnóstico para depois fazer o processo de RVCC através de cursos profissionais na escola Secundária de Santo André, ou nos centros de formação.

Refira-se que todos os Centros seguem as orientações da Agência Nacional para a Qualificação.

Segundo Maria José Valente, do CNO da Escola Secundária Alfredo da Silva, “é gratificante ver muitos adultos a voltar à escola, como se estivessem a fazer as pazes”.

No período de informações dos parceiros, Elisa Esteves, Vice-Presidente do Centro Comunitário de Coina (CATICA), deu conta das dificuldades económicas que a instituição atravessa, uma vez que a Segurança Social não está a cumprir com os acordos de colaboração e não está a enviar verba para o ensino pré-escolar. Em resposta, a Vereadora Regina Janeiro irá averiguar o assunto junto da Segurança Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário