Nas últimas três décadas morreram cerca de 946 pessoas com SIDA no distrito de Setúbal. Os números foram revelados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e referem-se a Dezembro do ano passado. O distrito encontra-se na terceira posição, a seguir a Lisboa e ao Porto.
Mais de nove centenas de pessoas perderam a vida nos últimos trinta anos no distrito de Setúbal. Os números do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge referem-se a Dezembro de 2011. Setúbal registou entre 1983 e o ano passado, 946 mortos, ficando em terceiro lugar a nível nacional, a seguir a Lisboa com 3160 e ao Porto com 1972 óbitos.
O número de doentes com VIH não pára de subir. Lisboa lidera com 6857, seguindo-se o Porto com 3763, e Setúbal com 2204 pessoas infectadas.
O grupo etário mais afectado pela doença vai dos 25 aos 39 anos, quer nos homens, quer nas mulheres, afectando assim a faixa mais activa da sociedade.
Amanhã assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que pretende chamar a atenção dos portugueses para esta grave doença, que não escolhe sexo, nem idades.
Para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, a Câmara Municipal do Seixal vai promover até ao dia 7 de Dezembro, acções de informação e sensibilização para a população em geral, assim como para os frequentadores das zonas de diversão nocturna.
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objectivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou estão infectadas com a doença.
Até à próxima terça-feira a Associação Abraço tem a decorrer o XVII peditório nacional, e o dinheiro angariado reverte para apoiar os doentes com VIH/SIDA. Amanhã e domingo este terá lugar no Atlantic Park, e segunda e terça pode ajudar junto da sede da associação.
Fonte: O Setubalense
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário