A plantação de 13 árvores na EBI/JI Luísa Todi e a oferta de cerca de 500 plantas na praça de Bocage assinalaram o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.
As comemorações começam ontem de manhã na EBI/JI Luísa Todi, com a actividade “Vamos Construir um Jardim”, em que crianças e jovens daquele estabelecimento de ensino plantaram várias árvores, acção que contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
“Esta é uma iniciativa simbólica de união entre as crianças e a natureza”, disse a autarca, que ajudou na plantação das árvores – ligustros e pinheiros – apadrinhadas pelos alunos das várias salas de aula da escola, que ficaram a conhecer as características de cada espécie.
“É fundamental começar logo desde muito cedo com o investimento para a educação ambiental na formação das crianças e jovens, ensinando-as a respeitar aquilo que constitui a sobrevivência do ser humano”, frisou Maria das Dores Meira.
As actividades na EBI/JI Luísa Todi incluíram ainda a leitura da história infantil “O Dia em que a Mata Ardeu” pela presidente do município a mais de cem crianças e a inauguração da exposição “A Floresta dos Livros e das Leituras”, composta por trabalhos de crianças e jovens deste estabelecimento de ensino que retrata as celebrações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Dia Mundial da Poesia e também o começo da Primavera.
“Dá a Mão à Floresta”, promovida pelo grupo Portucel Soporcel, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, foi outra das iniciativas incluídas nas comemorações locais do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, desenvolvida no âmbito do Ano Internacional das Florestas.
A acção, que decorreu entre as 12.30 e as 16 horas na praça de Bocage, contemplou a oferta à população de cerca de 500 plantas de espécies florestais e ornamentais características da região – medronheiros, pinheiros bravos, alfazemas, azinheiras, entre outras.
A distribuição de brochuras informativas sobre as várias espécies oferecidas e a sensibilização para a protecção das florestas foram objectivos desta iniciativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário