A Escola Secundária D. João II organizou o seu quarto desfile de bicicletas, associando o evento às comemorações do Dia da Árvore. Além de promover a convivência entre os alunos, este desfile pretendeu sensibilizar a cidade para a utilização de transportes alternativos e também para a necessidade de uma rede urbana de ciclo vias.
O evento, que contou com mais de 100 participantes, maioritariamente alunos do 5º ao 12º anos, provenientes da Escola Secundária D. João II e da Escola 2/3 de Azeitão, tomou posse de alguns dos principais locais da cidade como o Jardim do Bonfim e a praça do Bocage. O encerramento deu-se com uma eleição de T-shirts, que abordavam temas ambientais.
O organizador deste evento, Jaime Pinho, explica que “as questões ambientais estão na base simbólica deste desfile”. O professor considera “essencial” a criação de uma rede de ciclo vias em Setúbal e também em Portugal, uma vez que “o clima é bastante favorável para a utilização de transportes não poluentes como patins e bicicletas”.
Isabel Santos, professora da Escola 2/3 de Azeitão, considera o desfile como sendo um meio divulgador de valores de cidadania e espera que os alunos não encarem a actividade como uma mera “brincadeira”.
As comemorações do dia da árvore na Escola 2/3 de Azeitão continuaram no dia 22, a ideia passa por plantar árvores em recipientes de plástico, colocando o seu nome científico e por fim adoptá-las. Isabel Santos considera esta ideia bastante “original”, na medida em que não consiste em plantar “apenas mais uma árvore”, será “a árvore e não uma árvore”.
Foram vários os apoios prestados por parte de instituições como a Associação de Ciclismo de Setúbal, a PSP, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Câmara Municipal de Setúbal.
Marta Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário