sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Porto de Setúbal: Contentores reforçam crescimento no primeiro semestre

O porto de Setúbal registou a movimentação de 257 mil toneladas de carga de contentores nos primeiros seis meses deste ano. O papel da Portucel é a principal mercadoria exportadora.

O movimento de contentores no porto de Setúbal registou um aumento de 50 por cento em TEU’s (unidades de medida de capacidade de carga) com 31,4 mil no 1º semestre de 2011 em relação a igual período de 2010, e de 55 por cento em tonelagem, com 313 mil toneladas, reforçando a tendência de crescimento que se vem verificando neste Porto, em especial no terminal concessionado à Sadoport, Zona 2.

Este segmento continua a evidenciar uma grande capacidade exportadora, tendo saído pelo porto de Setúbal no primeiro semestre, 257 mil toneladas de carga em contentores, que corresponde a 82 por cento do total movimentado e um crescimento de 47 por cento, em relação ao total exportado no período homólogo de 2010. O destaque vai para o papel produzido pela fábrica da Portucel que constituiu a principal mercadoria exportada por contentores no porto, com cerca de 40 por cento do total.

Entre os principais países de origem e destino da carga em contentores contam-se, na Europa, o Reino Unido, a Holanda, a Grécia e a Itália; em África, a Argélia, Cabo verde, e a Guiné-Bissau, e na América, o Equador e a Costa Rica.

O porto de Setúbal é escalado regularmente por linhas de contentores da Portline, para África e Europa; da Great White Fleet, para a América; da Seatrade, para a Europa e América; da WEC Lines, para a Europa; da Eurocondor, para África e Europa, da Safmarine, para África e Europa; da Tarros Line, para a Europa, África e médio Oriente; e da Maersk Lines, para a Europa, Mediterrâneo e África.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário