segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Capricho Setubalense inaugura biblioteca

foto
A inauguração de uma biblioteca na sede da colectividade foi o ponto alto da sessão solene dos 145 anos de existência da Sociedade Musical Capricho Setubalense. A “Velhinha” está viva e caminha a passos largos para o centenário e meio.

A Sociedade Musical Capricho Setubalense completou, no passado dia 22, 145 anos de existência. Á sessão solene desta colectividade de referência na sociedade, marcaram presença diversas entidades e instituições setubalenses.

Antes dos discursos e do bolo da praxe, foi tocado o hino da colectividade aniversariante, em pleno Largo da Misericórdia, e içada a bandeira desta que é uma das mais antigas, logo emblemáticas, colectividades da cidade e concelho.

Para além da biblioteca cultural, na noite de quinta-feira foi igualmente inaugurada uma exposição fotográfica sobre a actividade da Capricho nos últimos anos.

Em jeito de balanço, foi informado pela direcção da “Velhinha” que a Capricho realizou, no último ano, cerca de uma centena de actividades, contabilizando espectáculos de música, teatro, dança, exposições e workshops. “Isto, não contando com as actividades regulares, caso de aulas de música e dança,” foi sublinhado.

Sobre a Escola de Música da Capricho Setubalense, foi registado pelos seus órgãos sociais, que a mesma “ganhou melhores condições de funcionamento com a sua instalação na recém-criada Casa da Cultura, tendo ampliado a sua oferta educativa, e incorpora também a escola de música moderna, escola de Jazz e 3 classes de sensibilização e educação musical para crianças.”

As actividades regulares da Capricho prendem-se com a escola e banda de música, grupo de teatro, classes de salsa, de flamengo e sevilhanas, danças tradicionais europeias e secção de damas e xadrez.

A colectividade dinamiza anualmente várias actividades. A saber: Festival de Bandas Filarmónicas (Julho), vai para a sua 4.ª edição, com a participação aproximada a dez bandas, acção que percorre as artérias da baixa da cidade e termina com concertos no parque do Bonfim.

Outra acção regular actividade (em Fevereiro), é o concurso de fado amador do distrito de Setúbal, já com três edições realizadas.

Por ocasião das Festas Bocageanas (em Setembro), acontece na sede da Capricho o Open Nacional de Damas Clássicas.

A sede da colectividade sedeada no Largo da Misericórdia acolhe, desde há sete anos consecutivos, o concurso de bandas de garagem.

“Espera-nos um novo ano cheio de trabalho”, começou por dizer, na sua intervenção na sessão solene do 145.º aniversário, o líder directivo da Capricho, confessando-se “muito entusiasmado com este projecto.”

Nuno Marques referiu que “145 anos depois, cá estamos, orgulhosos de um passado ao serviço do associativismo e da cultura na cidade e na região de Setúbal, construído por sucessivas gerações de homens e mulheres que a esta causa dedicaram o melhor das suas vidas.”

O líder directivo deixou uma garantia, quanto ao futuro desta que, mais do que uma colectividade, é uma instituição setubalense: “Esta sociedade, que amamos e que é de todos nós, continua a perdurar por exigência da cidade, dos alunos, músicos e dos agentes culturais.”

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário