quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Câmara de Setúbal alertou autoridades para mau cheiro sentido de manhã

Câmara de Setúbal alertou autoridades para mau cheiro sentido de manhã
A Câmara de Setúbal alertou a Agência Portuguesa do Ambiente para o mau cheiro que se sentiu, esta quarta-feira de manhã, afectando milhares de pessoas na cidade.

"Desconhecemos a origem do problema e a autarquia não tem competência, nem meios, para investigar a origem do problema", disse à Lusa o vereador do Ambiente, Manuel Pisco.

Por seu turno, fonte do Ministério do Ambiente disse à Lusa que a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo também detectou a existência no mau cheiro na região durante cerca de duas horas mas, até ao momento, não foi possível apurar as causas.

Alguns setubalenses atribuíram a responsabilidade pelo mau cheiro à fábrica de papel da Portucel, na Mitrena, mas, contactada pela Lusa, a administração da empresa negou qualquer responsabilidade pela situação.

"O Complexo Industrial de Setúbal do grupo Portucel Soporcel está a laborar em normais condições de actividade e desconhece a origem do cheiro que se fez sentir em Setúbal esta manhã", informou a administração da empresa.

O vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, disse à Lusa que também notou "um odor a azeite, diferente dos odores que por vezes são provenientes da fábrica de papel", reconhecendo, no entanto, que a Quercus ainda desconhece a origem do problema.

Francisco Ferreira assegurou, no entanto, que os odores que se fizeram sentir em Setúbal se estenderam, pelo menos, até à Costa de Caparica e que tem havido casos semelhante noutros pontos do País.

"A Quercus tem sido alertada para situações semelhantes em diversos pontos do País, designadamente em Beja e em Vila Velha de Ródão, mas desconhecemos a origem do problema", acrescentou.

De acordo com o representante da Quercus, os odores, que por vezes são bastante incómodos para as pessoas, não estão abrangidos pela legislação.

"Infelizmente, há odores que causam um grande incómodo às pessoas e que são aquilo que as desperta para o problema da qualidade do ar, mas, como esse incómodo não é considerado como um impacto na saúde, a legislação sobre a qualidade do ar não abrange os poluentes que causam este tipo de odores", disse.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário