terça-feira, 24 de abril de 2012

Portucel com lucros de 52,3 ME no 1.º trimestre

Portucel com lucros de 52,3 ME no 1.º trimestre
A Portucel registou lucros de 52,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, numa subida de 1,6 por cento face ao mesmo período de 2011, de acordo com os dados divulgados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Neste período, o volume de negócios da empresa de produção de papel atingiu os 353 milhões de euros, tendo as exportações (sobretudo para a Europa) representado mais de 80 por cento destes.

Já este valor representa uma queda de 4,4 por cento em termos homólogos, num recuo que a empresa atribui "essencialmente à queda expressiva verificada no preço de pasta e à menor quantidade de pasta disponível para venda".

A empresa diz ainda que "o EBITDA [lucros antes de juros, impostos, provisões e amortizações] consolidado foi de 93,6 milhões de euros, o que representa uma redução de 9,8 por cento relativamente a igual período do ano anterior e se traduz numa margem EBITDA/vendas de 26,5 por cento".

Quanto aos resultados operacionais, estes foram de 70,4 milhões de euros, numa evolução positiva face a 2011 (5,5 por cento) que a empresa atribui a terem sido "positivamente influenciados por reversão de provisões de cerca de 2,8 milhões de euros, assim como pelo menor valor de amortizações registado no período".

Já os resultados financeiros foram negativos em 3,7 milhões de euros, ainda assim numa melhoria face ao período homólogo quando foram negativos em 6,5 milhões de euros.

"Esta evolução resulta, por um lado, da diminuição significativa da dívida líquida e, por outro, do efeito da reclassificação contabilística de uma operação de cobertura cambial relativa a um investimento numa subsidiária no estrangeiro, que afetou negativamente os resultados financeiros do ano anterior", explicou a Portucel em comunicado.

Quanto à dívida líquida remunerada, esta era a 31 de março de 397,7 milhões de euros, menos 25,1 milhões do que no final de 2011.

As ações da Portucel fecharam ontem em bolsa a perder 1,50 por cento para 1,90 euros.

Fonte: DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário