quinta-feira, 7 de março de 2013

Autoeuropa não despede até 2014 e até da aumento aos trabalhadores

Volkswagen, Autoeuropa
Os trabalhadores da Autoeuropa vão receber um aumento de 1,6% este ano, regularizado entre março e setembro, comunicou a empresa esta noite. O novo salário resulta de um pré-acordo assinado entre os trabalhadores e a administração, aceite com 85% dos votos, e que determina já que não haverá despedimentos, pelo menos até 2014, altura em que os trabalhadores serão novamente aumentados em igual percentagem.

"Isto significa que temos acordo até setembro de 2014", afirmou António Chora, da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, à Lusa, adiantando que votaram durante o dia de hoje mais de 70% do total de trabalhadores da fábrica automóvel, depois da reunião em plenário na segunda-feira para discutir o pré-acordo. O aumento aprovado é o mais baixo da década na fabrica da Volkswagen, porém constitui o dobro do inicialmente previsto para este biénio.
O suspiro de alívio dos 3603 trabalhadores abrangidos pelo acordo vem, no entanto, da certeza de que não haverá despedimentos coletivos e que, "mesmo que haja uma catástrofe nas vendas", a solução será no sentido de "defender o emprego", explicou ainda António Chora.

Com a produção automóvel a cair na sequência dos piores meses de vendas de sempre, a atividade da Autoeuropa tem sido marcada por muitos dias de lay off (paragem temporária na produção), com os trabalhadores a temer despedimentos caso a situação se mantivesse. Trocar a fábrica de Pamela pelas unidades da marca na Alemanha foi mesmo a solução abraçada por alguns funcionários, no início do ano.

Fonte: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário