domingo, 11 de setembro de 2011

O princípio das obras finais de requalificação do Fórum Luísa Todi

foto
Após meses de paragem, estão sendo retomadas as obras de requalificação do Fórum Municipal Luísa Todi. A data de reinauguração da aguardada sala de espectáculo está aprazada para Abril do próximo ano, ou seja, quatro anos depois do fórum ter encerrado para requalificação.

A empresa “Alexandre Barbosa Borges, SA” já monta o estaleiro no Fórum Municipal Luísa Todi, para um conjunto de obras com a duração prevista de 7 meses, e que permitirão, finalmente, reabrir a maior sala de espectáculos do concelho, em Abril de 2012, sendo que está encerrada desde o início de 2008.

O processo de adjudicação da obra ocorreu há pouco mais de dois meses, sendo que a empresa “ABB, SA” saiu vencedora de entre um total de 13 concorrentes, com um prazo de execução da empreitada “Reset - Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal” de 7 meses e pelo valor de 4 milhões e 279 mil euros.

Apesar do estaleiro já estar sendo montado, a presidente da Câmara de Setúbal anunciou a «O Setubalense» que o auto de consignação da obra terá lugar no próximo dia 15, feriado municipal. “Para já decorrem trabalhos preparativos para começar, e acabar em sete meses, o Luísa Todi, que já tanta falta nos tem vindo a fazer,” desabafou Maria das Dores Meira.

A autarca está confiante na reinauguração do fórum em Abril do próximo ano, ou seja, que a empresa cumpra os prazos com que se comprometeu a executar esta empreitada. “A empresa vencedora do concurso público internacional (ABB) é a mesma que está a executar as obras de requalificação do Mercado do Livramento, cumprindo os prazos e tudo a decorrer dentro da normalidade, e isso é tido para nós como um sinal de garantia, confiança e credibilidade”, opinou.

Se bem que à distância de pouco mais de meio ano, Maria das Dores já imagina a “monumental” reabertura do fórum, que muita falta tem feito. “Eu acho que vão ser vários dias de espectáculos, porque todas as nossas instituições querem actuar e participar no evento, mas certo, certo, é a homenagem ao antigo funcionário, senhor Zé, e a projecção de ‘Os 10 Mandamentos’, o filme que há 50 anos abriu aquela sala”, disse a edil setubalense.

Recorde-se que as obras no fórum têm conhecido diversas vicissitudes e, mais recentemente, e por razões de carácter legal, a Câmara Municipal de Setúbal passou a assumir esta obra, substituindo-se nessa missão à Liga dos Amigos do Fórum Luísa Todi.

OBRAS: Lembre-se que as intervenções a efectuar na mais emblemática sala de espectáculos do concelho contemplam, além da beneficiação geral de todo o equipamento, a ampliação da caixa de palco e do corpo de camarins, bem como a criação de uma sala polivalente a construir na parte cimeira e a poente do fórum. Fazem igualmente parte desta empreitada a remodelação integral do palco e o seu apetrechamento, que inclui a criação de um fosso de orquestra, e que permitirá acolher um mais alargado leque de espectáculos.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário