quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Beto viu realizado o sonho de ser mais autónomo graças à oferta de uma cadeira de rodas eléctrica

foto
Uma grandiosa manifestação de solidariedade popular, permitiu a Alberto Cruz, Beto para os amigos, ter como prenda de aniversário uma cadeira de rodas eléctrica. Ao completar 35 anos, o jovem de S. Domingos, amputado às duas pernas, já pode circular pelo bairro sem a ajuda de terceiros.

É um daqueles casos que reflecte bem o dinamismo e espírito de amizade, típicos do movimento associativo. Um filho do bairro de S. Domingos, colectividade sedeada entre o miradouro de S. Sebastião e a estação do Quebedo, viu a sua felicidade elevada ao extremo quando, na tarde do passado sábado, recebeu como prenda de aniversário, uma cadeira de rodas eléctrica.

Alberto Cruz era um jovem normal. Foi atleta do S. Domingos F.C. e depois dirigente desta antiga colectividade. Mas a vida trocou-lhe as voltas, quando, aos 26 anos de idade, os exames médicos se mostraram implacáveis. Resultado? Teve de amputar a perna esquerda, devido a avançado problema da diabetes.

Pior ainda: o jovem Beto foi internado no Hospital de S. Bernardo nas vésperas do último Natal para amputar a perna direita, atacada pelo mesmo problema (diabetes).

“Mesmo com todo aquele problema, nunca deixou de ser a mesma pessoa; bem-disposto e a encarar a vida com um sorriso”, relatou a «O Setubalense» André Gonçalves, director do S. Domingos F.C., mentor da festa de angariação de fundos para o Beto, que teve lugar, na tarde de sábado, na sede social daquela colectividade.

Alberto Cruz - Beto para os mais chegados, depois de amputado à segunda perna, teve alta hospitalar no passado dia 15. “Nesse mesmo dia, despertou em nós um sentimento de ajuda ao nosso amigo. Pensámos oferecer-lhe uma cadeira de rodas eléctrica, que era um sonho seu, para se movimentar sem o auxílio da mãe e irmã, com quem vive, aqui no bairro (rua Gonçalo de Abreu)”, explicou Carlos Sequeira, presidente da direcção do S. Domingos, F.C.

Ideia lançada e logo concretizada. Em menos de uma semana, foi desencadeada uma campanha solidária no bairro, junto da população e comerciantes, para angariação de fundos para adquirir uma cadeira de rodas eléctrica para o Beto. E com data definida para tal entrega: Sábado, dia 21, para reunir o maior número de pessoas, em jeito de prenda pelos 35 anos de vida de Beto, ontem assinalados.

Os dirigentes desportivos Carlos Sequeira e André Sequeira reconheceram ao nosso jornal que nunca pensaram que tal iniciativa conhecesse “efeitos tão imediatos,” pelo que estão bastante agradecidos aos nove estabelecimentos comerciais do bairro de S. Domingos, que aderiram a esta campanha solidária, colocando mealheiros nos seus estabelecimentos.

A acção logrou angariar perto de mil euros. “Através de Internet localizámos uma cadeira, em Almada, usada mas em óptimo estado, por 500 euros, e fomos buscá-la”, adiantou André Sequeira. “Mas não só: a verba adquirida, permitiu-nos comprar, em primeira-mão, uma outra cadeira, adaptada a funções na casa de banho, outro constrangimento do Beto,” resumiu.

A entrega destes dois equipamentos teve lugar na tarde de sábado, na sede do S. Domingos F.C., repleta de amigos. Emocionado, Beto agradeceu publicamente tais ofertas.

CAMA E mais uma surpresa aconteceu com esta antecipada e especial festa de aniversário, animada por uma sessão de karaoke: uma sócia da colectividade de S. Domingos prometeu-lhe a oferta de uma cama, articulada mecanicamente. Outro equipamento que vem melhorar a qualidade de vida deste jovem deficiente motor, a quem não falta a força intrínseca de viver.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário