segunda-feira, 30 de julho de 2012

Automóvel: Erro da Autoeuropa valorizou exportações durante quatro meses

Uma falha de entendimento da Autoeuropa e da empresa que lhe faz a alfandegagem levou a que algumas vendas fossem contabilizadas duas vezes.
Erro na prestação de contas da Autoeuropa sobre as vendas ao exterior obrigou INE a rever em baixa as exportações entre Outubro do ano passado e Janeiro deste ano, em quase 100 milhões de euros.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) foi obrigado a rever em baixa os dados das exportações nacionais entre Outubro do ano passado e Janeiro deste ano. Tudo porque um erro da Autoeuropa na prestação de contas das suas vendas ao exterior valorizou as exportações durante quatro meses, num total de quase 100 milhões de euros. Em causa esteve uma duplicação de dados que só foi corrigida no último destaque do comércio internacional, relativo a Maio.

"A deteção de um erro nos dados declarados por uma importante empresa originou, pela sua magnitude, uma revisão extraordinária dos dados de 2011 e janeiro de 2012", avançou o INE, no último reporte sobre os dados do comércio internacional, divulgado a 10 de Julho.

Em causa estiveram vendas de automóveis da Autoeuropa para a China, sabe o Diário Económico. Isto porque os veículos saíram de Portugal directamente para a China, mas foram contabilizados como se saíssem com destino à Alemanha. Ou seja, uma falha de entendimento da Autoeuropa e da empresa que lhe faz a alfandegagem levou a que as vendas fossem contabilizadas com destino à Alemanha, e depois com destino à China, o que originou uma duplicação dos dados.

O erro levou a que as exportações fossem valorizadas durante quatro meses, entre Outubro de 2011 e Janeiro de 2012. O INE explicou ainda que só deu conta do erro quando os valores atingiram uma dimensão considerável, já que em termos mensais os números passaram despercebidos, dada a sua reduzida dimensão face ao total das exportações nacionais.

Fonte: Jornal Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário