sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Automóvel: Autoeuropa produz menos 29% em Julho com quebra de encomendas

Redução na produção de carros ligeiros de passageiros influenciou a queda global.

A quebra nas encomendas de novos automóveis, sobretudo no mercado europeu, é a principal responsável pelos ajustamentos feitos na produção da Volkswagen (VW) Autoeuropa.

A produção da maior fábrica de automóveis portuguesa está em queda há dois meses, tendo produzido apenas 9.598 unidades, em Julho, menos 28,9% que em igual período do ano passado. Entre Janeiro e Julho, saíram da linha de montagem da VW Autoeuropa 76.658 carros, menos 7%. A Alemanha é o principal destino de exportação da fábrica portuguesa e as previsões de quebra das importações da economia germânica deverão manter um impacto negativo.

Para evitar despedimentos, mantendo a produção diária de 625 carros, a fábrica de Palmela tem parado a produção, recorrendo aos ‘down days' (ferramenta de flexibilização que permite suspender a produção sem que os trabalhadores sejam prejudicados). No entanto, a fábrica já esgotou os 22 dias de não produção previstos no acordo colectivo. Actualmente estão marcados 23 dias de paragem e as previsões apontam para que a fábrica atinja 40 dias.

Fonte: Economico

Sem comentários:

Enviar um comentário