quinta-feira, 16 de junho de 2011

Acidente: Explosão em Setúbal no Bairro da Tetra, teve origem em botija de gás (Público/Correio da Manhã)

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal adiantou à Lusa que a explosão ocorrida hoje na Rua Zófimo Ramos Luz teve origem numa botija de gás e que o incidente não afectou a estrutura do prédio.

Questionado sobre as condições de segurança do edifício, Paulo Lamego disse que só houve danos no apartamento onde ocorreu a explosão e em duas viaturas estacionadas junto ao prédio, que foram atingidas por alguns materiais projectados para o exterior.

“A estrutura do edifício não foi afectada”, assegurou Paulo Lamego, adiantando não haver razão para impedir o regresso dos moradores às suas casas.

A explosão que ocorreu hoje cerca das 10h00 no terceiro andar do prédio número 13 da Rua Zófimo Ramos Luz pode ter sido provocada por um residente que estava a perfurar uma botija de gás, admitiram moradores.

“O morador do 3ºB, que foi transportado para o Hospital de São José, estava a fazer vários furos numa botija de gás e acabou por provocar a explosão”, disse à Lusa Vanúzia Coutinho, residente numa casa do piso inferior.

“Depois da explosão subi lá acima, bati à porta e pedi-lhes para saírem do prédio, porque depois da explosão poderia haver um incêndio, mas eles não queriam”, acrescentou assegurando que o corpo do rapaz estava “cinzento” e que a pele lhe ficou agarrada às mãos quando o tentou ajudar.

Vanúzia Coutinho só não consegue perceber porque razão o casal residente no 3ºB decidiu perfurar uma botija de gás com um berbequim e muito menos que não tivessem avaliado as consequências do que estavam a fazer.

Outros moradores acreditam que o proprietário da casa estaria a tentar desmantelar a botija de gás para a vender a um ferro velho.

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal remete qualquer explicação sobre o incidente para a Polícia Judiciária, mas não tem dúvidas de que a “explosão teve origem na botija de gás, que estava no interior de um quarto”.

“O prédio tem gás natural”, disse Paulo Lamego, reconhecendo que a botija de gás que terá provocado a explosão tinha várias perfurações.

Uma pessoa ficou gravemente ferida na sequência de uma explosão de gás, ocorrida cerca das 10h00 desta quinta-feira, no terceiro andar do prédio número 13 na rua Zosimo Ramos Luz, em Setúbal, tendo esta tido origem numa botija de gás.
Além de 16 bombeiros sapadores e voluntários, apoiados por cinco viaturas, incluindo uma auto-escada, estiveram no local um ambulância do INEM e uma viatura de emergência médica.

Fonte: Público 




Setúbal: Explosão teve origem numa botija de gás

Segundo os bombeiros, além do ferido grave, que foi assistido no local pelo INEM e transportado para o hospital de São José, em Lisboa, uma outra pessoa que se encontrava no edifício entrou em pânico e foi transportada para o hospital de São Bernardo, em Setúbal.

O comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal adiantou à Lusa que a explosão teve origem numa botija de gás e que o incidente não afectou a estrutura do prédio. 

Questionado sobre as condições de segurança do edifício, Paulo Lamego disse que só houve danos no apartamento onde ocorreu a explosão e em duas viaturas estacionadas junto ao prédio, que foram atingidas por alguns materiais projectados para o exterior. 

"O morador do 3ºB estava a fazer vários furos numa botija de gás e acabou por provocar a explosão", disse à Lusa Vanúzia Coutinho, residente numa casa do piso inferior. 

"Depois da explosão subi lá acima, bati à porta e pedi-lhes para saírem do prédio, porque depois da explosão poderia haver um incêndio, mas eles não queriam", acrescentou assegurando que o corpo do rapaz estava "cinzento" e que a pele lhe ficou agarrada às mãos quando o tentou ajudar. 

Outros moradores acreditam que o proprietário da casa estaria a tentar desmantelar a botija de gás para a vender a um ferro velho. 

"O prédio tem gás natural", disse o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, reconhecendo que a botija de gás que terá provocado a explosão tinha várias perfurações. 

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário