terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festa da Tróia realiza-se no próximo fim-de-semana prolongado dia 13, 14 e 15

A grande festa das gentes do mar de Setúbal vai acontecer no próximo fim-de-semana prolongado. Muitos barcos vão mudar amarras para o lado de lá do Sado, porque a Caldeira assume-se todos os anos, por esta altura, como a capital da festa do povo.

“A crise não impede a festa de se realizar, mas também é verdade que temos de fazer ajustes orçamentais, sem contudo alterar o verdadeiro espírito desta antiquíssima realização de fé da comunidade piscatória setubalense.”

Esta posição foi manifestada a «O Setubalense» pelo coordenador da comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, a padroeira dos homens do mar da cidade de Setúbal.

Armando Oliveira faz um veemente apelo à “boa compreensão” de todos os que participam e acampam nesta festa na Caldeira de Tróia, durante os três dias de festejos, entre sábado e segunda-feira, próximos dias 13, 14 e 15. “Para que esta festa tradição se perpetue, é essencial a compreensão e colaboração de toda a gente.”

“Trata-se de uma festa da grande família das gentes do mar, e uma das mais consagradas neste âmbito que se realizam a nível nacional, com um cunho bastante peculiar”, reconhece o festeiro-mor da padroeira dos pescadores setubalenses.

O orçamento para a festa ronda os 30 mil euros, mas com muita “ginástica” pelo meio. A crise vai provocar uma ligeira redução na frequência do transporte rodoviário entre o cais dos ferries e a Caldeira, o mesmo se verificando no fogo-de-artifício.

Armando Oliveira agradece a participação das entidades que colaboram activamente na realização dos festejos “estão de corpo e alma connosco”, reconhecendo que “se mais não fazem é porque não podem”, nomeando a TroiaResort, as Câmaras Municipais de Grândola e de Setúbal, a InfraTróia e a Simarsul.

A organização adverte para a necessidade das credenciais para acampamento no lado nascente (capela), sendo que tal processo de prévia identificação pode ser requisitado até à próxima 5.ª feira, entre as 16 e as 20 horas a um elemento da comissão de festas, junto ao busto do padre Nunes, no ‘coração’ do bairro Santos Nicolau.

Já no passado sábado, teve lugar o anual peditório pelas ruas de bairros típicos de S. Sebastião: Fontaínhas, Santos Nicolau, Lavra e Dias, sendo que, acordo com o coordenador festivo, “a verba obtida por este tradicional peditório público continua a representar uma considerável ajuda à realização da Festa.”

PROGRAMA: O programa das festas tem início nas noites desta quarta e sexta-feira, na igreja de S. Sebastião, com os tríduos em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia. Sábado à noite, haverá procissão de velas pela praia, seguida de bailarico animado pelo vocalista-organista João Carlos. Domingo de manhã, haverá santa missa, seguida de procissão pela praia e, à noite, baile com o vocalista-organista André Patrão. Concurso de barcos engalanados, jogos tradicionais, acções religiosas, muito convívio e entretenimento, é o que esta festa tem para oferecer.

LUTO: A festa da Tróia está de sentimentos pela recente morte de Maria Alzira Lopes “Travessia”, de 83 anos de idade. Durante mais de meio século, esta senhora, devota de Nossa Senhora, foi a aia da imagem da padroeira dos pescadores setubalenses. Muito justamente, a dona Alzira Lopes vai ser recordada durante a missa dominical junto à capela da Caldeira de Tróia, cerimónia que deverá ser presidida pelo Bispo de Setúbal. Onde quer que esteja, a Dona Alzira agradecerá à sua “mãe do céu”, como gostava de tratar Nossa Senhora. Lurdes Conceição, filha de Maria Alzira, é agora a aia da padroeira dos pescadores. Herdou de sua mãe toda a alegria e sabedoria de tratar da imagem e das suas vestes. A missão continua muito bem entregue.

FESTAS: Pelo quarto ano, esta centenária tradição religiosa surge integrada nas festas populares de S. Sebastião, a par com a Festanima, certame que alia a animação musical aos comes-e-bebes, e que caminha para a sua 9.º edição.

A Festanima vai decorrer entre no período compreendido entre os dias 12 e 21 de Agosto, no local do costume: Escarpas de Santos Nicolau. Este ano, são treze as colectividades da freguesia de São Sebastião que participam no evento, com os seus stands gastronómicos:
  • Associação Cabo-verdiana de Setúbal; 
  • C.C.D. e Recreativo das Curvas; 
  • Clube de Futebol “Os Sadinos”; 
  • Corpo de Escutas 1117; 
  • Grupo Desportivo “Os 13”; 
  • Grupo Desportivo “Os Amarelos”; 
  • GD Sport Club do Sado; 
  • Movimento Acção Cultural do Sul; 
  • Núcleo de Bi-cross de Setúbal; 
  • N.A. do Bairro Santos Nicolau; 
  • Setúbal Sport Clube 2009; 
  • Sociedade Columbófila de Setúbal 
  • U.F. Comércio Indústria.
Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário