sábado, 21 de janeiro de 2012

Movijovem: Pousada da Juventude de Setúbal é uma das cinco que vão encerrar portas já no final do corrente mês

foto
A Pousada da Juventude de Setúbal, que funciona nas instalações do IPJ, no largo José Afonso, vai deixar de funcionar no final deste mês, numa decisão da Comissão Liquidatária da Movijovem, que alega razões de ordem económica e financeira. Como esta, também outras quatro Pousadas vão fechar portas.

Setúbal, Portalegre, Leiria, Vila Real e Guarda. São estas as cinco cidades que vão ver encerradas, dentro de poucos dias, as suas Pousadas de Juventude.

Tais encerramentos passaram pela decisão, recentemente tomada, por parte Comissão Liquidatária da Movijovem, que sustenta “resultados de exploração negativos em anos consecutivos nas referidas Pousadas e que somam prejuízos anuais na ordem das dezenas de milhar de euros.”

A isso acresce, segundo a mesma fonte, as “reduzidas taxas de ocupação, reclamação de utentes, mobiliário degradado, sistemas de aquecimento inexistentes ou deficientes, e a necessidade urgente de reparações na estrutura”, tudo isto válido para as cinco pousadas, e que “obrigariam a um investimento imediato aproximado a 500 mil euros.”

Diga-se que este processo de liquidação, em curso desde 25 de Outubro, último, visa passar a integrar, até ao final do corrente ano de 2012, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., criado pelo DL n.º 98/2011 e cujos estatutos foram recentemente publicados no Diário da República (portaria 2/2012).

“Esta é uma delas, tal como outras decisões, casos da redução de cargos dirigentes, frota automóvel e outros gastos considerados dispensáveis. Todas estas medidas visam racionalizar recursos no contexto do elevado passivo, até ao final do passado ano, estimado em 16 milhões de euros,” explicou ao nosso jornal João Bibe, presidente da Comissão Liquidatária da Movijovem.

Instado sobre as perspectivas que se colocam para estes espaços de estadia provisória de jovens, ao abrigo de acções culturais e de intercâmbio, aquele responsável explicou que a Pousadas da Juventude de Setúbal, à semelhança do que acontece com as restantes quatro (Portalegre, Leiria, Vila Real e Guarda) “estão integradas em edifícios próprios do Instituto Português da Juventude” (IPJ, I.P) pelo que, no quadro do novo IPDJ, IP “os mesmos passarão para a sua esfera patrimonial.”

Quem também já lamentou o anunciado encerramento da Pousada da Juventude de Setúbal foi Pedro Soares, da associação cultural setubalense ‘Experimentáculo’ (ver caixa anexa).

A Movijovem diz “que a eventual participação da Câmara de Setúbal, ou de outras entidades parceiras está em aberto e resultará do novo modelo de gestão das Pousadas que está em elaboração e que se prevê aplicar já no quadro do novo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP).”

Contactada a Câmara Municipal de Setúbal sobre esta matéria, fonte próxima do gabinete da presidência disse desconhecer oficialmente a decisão do encerramento da Pousada de Juventude prometendo, contudo, uma posição em tempo oportuno.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário