terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Setúbal: Burlona do Amor, desvia mais meio milhão

Burlona do amor engana outra vez e fica com 500 mil. 

Tem nome de rainha, Elisabeth, e faz questão de viver como tal. Habituada aos maiores luxos, não conhece a palavra ‘crise' - à custa de homens que se apaixonaram por si e que, anos a fio, foram subjugados às suas exigências. A Judiciária de Setúbal já tem queixas de quatro deles, pelo desvio total de um milhão de euros entre 2007 e 2010 - e agora, apurou o CM, há suspeitas de a burlona ter mais meio milhão em dívidas, em restaurantes, lojas e clínicas médicas.

Enquanto foi sustentada pelos homens que burlou, Elisabeth Saraiva, de 44 anos, nunca teve problemas de liquidez. Depois passou a dever dinheiro em estabelecimentos que frequentava.

Mas o dinheiro obtido pela burlona, através de vários esquemas, era sobretudo usado para o vício do jogo. A PSP já foi chamada duas vezes a sua casa, na rua Alexandre Delgado, em Setúbal, para cobrar dívidas.

Elisabeth Saraiva vive com o pai, também sob investigação na PJ por conivência com os negócios da filha. Sexta-feira, o CM encontrou-a à saída de um café, onde se limitou a dizer que é "tudo mentira. Não tenho medo, já tenho uma pessoa a tratar do caso". Quanto ao pai, Angelino, recusa comentar o caso.

Elisabeth viveu sempre na Margem Sul e apresentou-se aos homens burlados como empresária, conforme o CM já tinha avançado: o alvo eram interessados na compra de terrenos. Ela, com a chave de propriedades e terrenos, não levantava suspeitas. Depois envolvia as vítimas pela paixão e fazia os contratos com a exigência de que tinham de fazer um depósito imediato. Perdiam todo o dinheiro.

A burlona, que até hoje nunca foi detida, adorava viajar. Passava longas temporadas em Inglaterra e as passagens de ano eram festejadas nas ilhas Canárias. No rol de vítimas há três empresários e um militar da Marinha.

PAI ENGANADO PARTICIPOU EM ESQUEMAS

Angelino, pai de Elisabeth, sabia dos esquemas elaborados pela filha e pactuou em alguns deles, acredita a polícia. O progenitor chegou a receber na casa da família, em Setúbal, algumas das vítimas da filha, que organizava vários jantares. Um dos homens tentou recorrer a Angelino depois de ser enganado pela mulher, mas o pedido foi rejeitado. Em 1982, também o pai de Elisabeth foi burlado em mais de 300 mil euros, na compra de um terreno em Miraflores, negócio feito com outra pessoa. Quando Angelino se apercebeu, já tinha entregue os milhares de euros, que depois não conseguiu recuperar. A situação contribuiu para aumentar as dificuldades da família, que veio da África do Sul para Portugal no início de 1980.

RECONHECIDA POR TODOS MAS MANTÉM ROTINA

Apesar de estar a ser investigada pela PJ e de ser reconhecida na rua como a "burlona do amor", Elisabeth mantém a sua rotina diária em Setúbal. O CM apanhou-a a sair de casa, de manhã. Dirigiu-se a um café próximo, "como sempre", diz quem a conhece. A única rotina que mudou foi a habitual passagem pelo quiosque perto de casa, por falta de dinheiro. Recorde-se que Elisabeth, querendo evitar os bancos, ganhou a confiança dos donos do quiosque para passar cheques dados pelas vítimas, que os donos trocavam por dinheiro no banco. 

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário