terça-feira, 12 de junho de 2012

Porto de Setúbal à procura de parceiros

O Porto de Setúbal quer assumir-se como uma plataforma de distribuição de automóveis entre a Europa e o resto do Mundo, e apostar no segmento de contentores para crescer no futuro.

O início da exportação directa de automóveis da Autoeuropa para a China através de Setúbal (anteriormente eram enviados para a Alemanha e depois para o país asiático) no final do ano passado é um dos exemplos dos planos da infra-estrutura portuária que poderá potenciar novas parcerias.

A entrega de veículos da fábrica da VW em Palmela para o mercado chinês tem disparado nos últimos meses. E poderá duplicar em 2012 para cerca de 30 mil unidades e, por arrasto, aumentar a actividade no Porto de Setúbal, com quem tem uma ligação ferroviária. No futuro, a China poderá mesmo tornar-se no maior mercado da Autoeuropa.

A Autoridade do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) refere ao SOL que o contrato com a Autoeuropa para a China poderá ser aproveitado no futuro para «a realização de transporte marítimo de veículos entre o Mediterrâneo, o Norte da Europa, a Ásia e a América do Sul, designadamente pela rede da VW».

O grupo automóvel alemão (que além da VW detém outras seis marcas como a Audi e Skoda), é um dos principais clientes de Setúbal e uma âncora para a criação de um «hub» atlântico no transporte de veículos automóveis. Em 2011, o transporte de viaturas automóvel subiu 40% no porto e só para exportação foram carregados mais de 112 mil veículos contra 80 mil em 2010.

Para esse fim, o Porto de Setúbal está a estudar e a procurar parceiros privados para a ampliação do seu terminal a fim de aumentar a capacidade e oferecer serviços logísticos para atrair novos clientes no sector automóvel europeu como marcas, grupo e carregadores que queiram usar Setúbal como plataforma de exportação para outras regiões. Áreas de parqueamento de viaturas ligeiras e pesadas e serviços de inspecção automóvel pré-entrega são dois exemplos de oferta que o Porto quer implementar para evitar que as marcas tenham de deslocar os veículos para outros locais. O projecto de ampliação tem um investimento de três milhões de euros e está incluído no Plano Estratégico dos Transportes.

No sector automóvel, o Porto de Setúbal já é responsável pela movimentação de 90% dos veículos em Portugal. A empresa adianta que o sector dos contentores, cuja movimentação cresceu 52% em 2011, será também um das grandes apostas no futuro.

O Porto de Setúbal tem sido apontado como um dos exemplos de boa gestão no sector empresarial do Estado, tendo sido uma das 32 empresas do SEE (um universo de 97 companhias) que obteve a classificação máxima na qualidade da gestão. No ano passado, a APSS registou lucros de 5,3 milhões de euros e o volume de carga movimentado ascendeu a 6,9 milhões de toneladas, o segundo melhor ano de sempre da infra-estrutura.

Fonte: Jornal o Sol

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