quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Autoeuropa luta por modelo que pode ser anunciado até março

A Autoeuropa vai investir cerca de 110 milhões de euros na unidade fabril de Palmela, até ao final do próximo ano, com o objetivo de convencer o grupo alemão Volkswagen a atribuir a produção de um novo automóvel às linhas de produção. Carmo Jardim, porta voz da empresa, afirma que “se a decisão da casa mãe for positiva o futuro da fábrica está assegurado até 2015”, data em que será iniciada a produção de um novo modelo. A administração prevê que este ano se registe uma quebra de 20 por cento nos níveis de produção mas garante que todos os 3600 postos de trabalho existentes serão mantidos.

Carmo Jardim destaca que a administração “está confiante que a decisão final seja positiva”. O anúncio da escolha da Volskwagen para introduzir um novo modelo nas fábricas do grupo alemão está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano com várias hipóteses de modelos ainda não anunciadas. A Autoeuropa defende que “a sua existência não está em perigo” e acredita que não vai deixar de ter futuro mesmo se não receber o novo modelo.

A administração da fábrica de Palmela garante que existe um excesso de pessoal nos trabalhos diretos nas instalações, porém “não vão haver despedimentos”. Ao longo deste ano a administração tomou várias medidas, que se encontram ainda em estudo, para assegurar a produtividade e os postos de trabalho existentes, que incluem a paralisação da produção por um mês, a produção adicional de peças e ferramentas, a aposta na formação dos funcionários e o destacamento temporário de colaboradores para outras fábricas do grupo.

O investimento na fábrica de Palmela é iniciado este ano com 49 milhões de euros e concluído em 2013 com os restantes 60 milhões, tendo a administração sublinhado que“mesmo sem um novo produto, nunca se parou de investir”. Neste momento, as instalações de Palmela encontram-se responsáveis pela construção de quatro automóveis que registaram uma quebra de 11,8 por cento nos primeiro nove meses de 2012, face a igual período do ano transato.

Fonte: Setúbal na Rede

Sem comentários:

Enviar um comentário