sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Faurecia: Fornecedor da Autoeuropa, anuncia despedimento coletivo de 92 pessoas

Autoeuropa Volkswagen
A Faurecia, um dos maiores fornecedores da Autoeuropa, em Palmela, anunciou hoje o despedimento coletivo de 92 trabalhadores, segundo o Diário Económico.

O coordenador da comissão de trabalhadores da Faurecia, Daniel Bernardino, afirmou que a decisão prende-se "com o encerrar da linha de pintura", que pertencia à SPPM, "com a redução de produção para a Peugeot em Espanha" e "com a redução de produção prevista pela Autoeuropa para o próximo ano".

A empresa, que empregava 396 trabalhadores no início do ano, já despediu desde então 140 pessoas, o equivalente a 40% do número de colaboradores. Quarenta desses trabalhadores acertaram a rescisão por mútuo acordo.

Daniel Bernardino afirmou que a Faurecia vai terminar o ano "com apenas 192 trabalhadores", lamentando que a situação se esteja a alastrar "a todo o parque industrial da Autoeuropa".

Antes da tomada de decisão, a administração da Faurecia procurou alternativas com os trabalhadores, colocando a hipótese de transferir os colaboradores para outras unidades da empresa no país ou para a SAS e Vanpro, das quais detém 50% do capital.

O grupo francês perdeu o negócio da pintura da Autoeuropa em 2005 para a SPPM, empresa que tentou adquirir mas sem nunca ter chegado a acordo.

A Faurecia produz diversos componentes para a Autoeuropa, contando, para além da fábrica em Palmela, com unidades em Bragança, Nelas, São João da Madeira e Vouzela.

Em Palmela, o grupo francês conta com duas 'joint-ventures' com a Vanpro e a SAS.

Fonte: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário