sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SIDA: Cerca de 946 pessoas morreram no distrito de Setúbal

Nas últimas três décadas morreram cerca de 946 pessoas com SIDA no distrito de Setúbal. Os números foram revelados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e referem-se a Dezembro do ano passado. O distrito encontra-se na terceira posição, a seguir a Lisboa e ao Porto.

Mais de nove centenas de pessoas perderam a vida nos últimos trinta anos no distrito de Setúbal. Os números do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge referem-se a Dezembro de 2011. Setúbal registou entre 1983 e o ano passado, 946 mortos, ficando em terceiro lugar a nível nacional, a seguir a Lisboa com 3160 e ao Porto com 1972 óbitos.

O número de doentes com VIH não pára de subir. Lisboa lidera com 6857, seguindo-se o Porto com 3763, e Setúbal com 2204 pessoas infectadas.

O grupo etário mais afectado pela doença vai dos 25 aos 39 anos, quer nos homens, quer nas mulheres, afectando assim a faixa mais activa da sociedade.

Amanhã assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que pretende chamar a atenção dos portugueses para esta grave doença, que não escolhe sexo, nem idades.

Para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, a Câmara Municipal do Seixal vai promover até ao dia 7 de Dezembro, acções de informação e sensibilização para a população em geral, assim como para os frequentadores das zonas de diversão nocturna.

Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objectivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou estão infectadas com a doença.

Até à próxima terça-feira a Associação Abraço tem a decorrer o XVII peditório nacional, e o dinheiro angariado reverte para apoiar os doentes com VIH/SIDA. Amanhã e domingo este terá lugar no Atlantic Park, e segunda e terça pode ajudar junto da sede da associação.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário