sexta-feira, 28 de março de 2014

Mural de vinte metros retrata o 'rapaz dos pássaros' em Setúbal

Mural de vinte metros retrata o 'rapaz dos pássaros'


"Rapaz dos Pássaros" é o nome de um mural de 20 metros de altura do artista de rua Odeith que foi inaugurado no auditório do Largo José Afonso, em Setúbal.

"Enviei oito fotografias e escolheram esta, do fotógrafo setubalense Américo Ribeiro (já desaparecido), uma das pessoas que melhor retratou a cidade de Setúbal", disse à Lusa o artista português Odeith, que se destacou internacionalmente com trabalhos tridimensionais, em que foi pioneiro, e autor do mural.

"Um dia um sobrinho do `rapaz´ que aparece na fotografia passou por aqui e disse-me que ele ainda estava vivo. Fiquei emocionado, até porque a fotografia mostra um rapaz descalço, que ilustra aquilo que o meu pai me dizia: naquela altura andava muita gente descalça", acrescentou.

Na cerimónia de inauguração do mural compareceu também o protagonista da fotografia, Vicente Inácio Martins, de 91 anos, que ainda se lembra do pregão para vender os pássaros que exibia dentro de uma gaiola, quando, há cerca de 80 anos, foi fotografado por Américo Ribeiro.

"Quem merca [compra] os pássaros?" era o pregão utilizado por Vicente Inácio para vender os pássaros que não eram dele, sendo certo que acabava por ficar com alguns ou mesmo quase todos.

"Os pássaros não eram meus, eram de outra pessoa. Uns vendia, outros roubava. Roubava-os quase todos", contou à Lusa, com um sorriso rasgado, depois de contemplar o mural onde aparece como menino.

O mural pintado por Odeith em oito dias é uma de várias iniciativas integradas no projeto `Arte em Toda a Parte´, no âmbito de uma estratégia promocional do novo Centro Comercial Alegro, com inauguração prevista para o último trimestre deste ano, como disse à Lusa Mário Costa, diretor-geral da Immochan.

"Quisemos desenvolver uma série de atividades na região que envolvessem a população e que, de alguma forma, transmitissem a nossa forma de estar nos sítios onde temos unidades comerciais, em que procuramos ter uma atividade ativa a nível social e de sustentabilidade, desenvolvendo muitos projetos com a comunidade", justificou.

Foi assim que surgiu a ideia do projeto `Arte em Toda a Parte´, uma série de eventos artísticos que envolvem a população e artistas locais e nacionais do `street art´.

Na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, salientou o empenho da Immochan na promoção de atividades culturais, a par da atividade comercial que desenvolve no concelho e que, ainda este ano, será reforçada com a inauguração do centro comercial Alegro.

-- Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário