quinta-feira, 24 de março de 2011

Matriz da Água do Barreiro “É um projecto pioneiro na região de Setúbal”

Matriz da Água do Barreiro<br>
“É um projecto pioneiro na região de Setúbal”
. ETAR Barreiro / Moita será inaugurada em Abril

. No Barreiro 76% do consumo de água é doméstico

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, no Barreiro, foi apresentada a publicação ‘Matriz da Água do Barreiro’, onde, é referido que são captados anualmente cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água, sendo o consumo facturado na ordem dos 5 milhões de metros cúbicos.

“A matriz é um passo na estratégia, é um caminho que nunca está completo, é um documento estratégico” – sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, ontem à noite, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no lançamento da publicação sobre a «MATRIZ da Água do Barreiro», referiu que era “uma iniciativa simples, mas simbólica” que se insere num conjunto de acções que a autarquia tem vindo a promover, ao longo de “anos trabalho”.
O autarca recordou que foram tomadas diversas decisões sobre a água, nomeadamente a criação do «Observatório da Água», e, a defesa da água como um bem público.
“A matriz é um passo na estratégia, é um caminho que nunca está completo, é um documento estratégico” – sublinhou.

Projecto pioneiro na região de Setúbal

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro salientou que a Matriz da Água – “é um projecto pioneiro na região de Setúbal”.
Sublinhou que este documento – “não tem só a ver com a água para abastecimento público, tem a ver com a água como recurso”

ETAR será inaugurada em Abril

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro referiu que no próximo mês de Abril será inaugurada a ETAR Barreiro / Moita.
O autarca recordou que a ETAR é um processo iniciado no ano de 1976, quando começaram a ser efectuadas as primeiras análises ao aquífero da Península de Setúbal – “foi nesse tempo que se falou da ETAR e este ano vamos ter a ETAR”.
Carlos Humberto, salientou que as acções que a autarquia tem vindo a realizar em torno da temática da água – “não são medidas isoladas”, são contributos para valorizar a qualidade do ambiente.

Facturado na ordem dos 5 milhões de metros cúbicos

A ‘Matriz da Água do Barreiro’ divulga os dados disponíveis sobre os fluxos de água que entram e saem do Concelho, tendo como referência o ano de 2009.
Entre os diversos dados disponibilizados é referido que no concelho do Barreiro são captados anualmente cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água, sendo o consumo facturado na ordem dos 5 milhões de metros cúbicos facturados.

Barreiro 76% é de consumo doméstico

A captação de água é na ordem de 234litros/habitante dia, sendo facturada 174 litros/habitante dia.
As perdas na ordem dos 25% são consideradas normais, resultam dos sistemas de rega e de utilizadores diversos que não são facturados, nomeadamente a Câmara Municipal do Barreiro.
É salientado que, da água consumida, no concelho do Barreiro, 76% é de consumo doméstico.

Fonte: Rostos.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário