Dez colectividades do concelho de Setúbal apresentaram-se, no último fim-de-semana, na Praça de Touros Carlos Relvas onde, nas noites de sexta e sábado, decorreram os desfiles das Marchas Populares de Setúbal 2011. Perante uma vasta assistência (a Praça esteve quase lotada nas duas noites do concurso), os marchantes apresentaram coreografias diversas, com temas relacionados com a área geográfica de cada uma das colectividades, remetendo-nos sempre para a cultura e história de Setúbal.
Ana Maria Santos
A renovada Praça de Touros Carlos Relvas inaugurou a sua abertura ao público com a apresentação dos dois desfiles das colectividades concorrentes ás Marchas Populares de Setúbal 2001, que decorreram este fim-de-semana nas noites de sexta e sábado, com o desfile de cinco colectividades por noite.
Imaginação, alegria e criatividade foram as armas com que as marchas concorrentes se apresentaram perante os 11 elementos do júri, composto por individualidades de diversas áreas culturais e artísticas que irão agora definir a quem atribuir os prémios a concurso, nomeadamente o de melhor marcha, madrinha, figurino, coreografia, cenografia, etc..
O desfile de sexta-feira teve início com a apresentação da marcha (extra-concurso) da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal que, de uma forma bastante organizada e divertida, se apresentou com o tema “Os Romanos”, numa encenação bastante bem conseguida onde nenhum dos habitantes da conhecida aldeia da Armórica faltou. Aliás, os alunos da Escola de Ensino Especial da APPACDM recriaram, na perfeição, a vida de Asterix e Obelix, onde nem faltou o druida Panoramix e o famoso soco de Obelix aos trémulos romanos.
Já a concurso, entrou a marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com o tema “Nossa Senhora do Cais”, com letra e música de Fernando Guerreiro e Rui Tenrinha, respectivamente. Amílcar Caetano foi o ensaiador, cenógrafo, figurinista e coreógrafo desta marcha que teve como madrinha Mafalda Baptista e padrinho Marco Caetano.
Seguiu-se a marcha do Grupo Desportivo Setubalense 13, com o tema “Velhas Tabernas, Jogos e suas Tradições”, com letra e música de Alexandrina Pereira e Artur Jordão, respectivamente. Fábio Carmelo foi o responsável pelos ensaios e coreografia, assim como, juntamente com Rui Conceição, foram figurinistas. Rui Conceição foi ainda o responsável pela cenografia. A madrinha da marcha foi Maria do Céu.
A terceira marcha a desfilar foi a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense que trouxe o tema “Azeitão da Terra ao Mar”, com música e letra de Duarte Zacarias e Manuel Mendes, respectivamente. Ivone Vieira Dias foi a madrinha desta marcha que teve como ensaiadores Carlos Zacarias e Sónia Páscoa, figurinista, Ana Lopes, coreógrafo, Sónia Páscoa e cenógrafo, Manuel Mendes.
“Setúbal na beira-rio com laranjas se enfeitou”, foi o tema apresentado pela marcha do Núcleo Desportivo e Recreativo Ídolos da Praça”, que teve como madrinha Cristina Pereira, música e letra de Artur Jordão e Idaliano Baptista, respectivamente. Idaliano Baptista foi ainda o ensaiador da marcha e responsável pela coreografia, figurinista e cenógrafo. O desfile de sexta-feira terminou com a apresentação da marcha da União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “Riquezas do Sado”, na voz da madrinha Patrícia Garcia. A letra e música do tema são da autoria de Alexandrina Pereira e Artur Jordão, respectivamente, tendo estado a cargo de Luís Vieira o ensaio, coreografia, figurinos e cenografia da mesma.
Coube à Sociedade de Instrução Musical Brejos de Azeitão abrir o desfile de sábado, com o tema “Pelas Margens do Rio Ecoam Sons de Correntes e Gritos”, um tema com letra de Isilda Paulo e música de Rolando Barros, com orquestração de Agostinho Caineta, cantado pelo padrinho Miguel Estanislau. Aliás, Miguel Estanislau foi igualmente o ensaiador, coreógrafo e cenógrafo desta marcha, que teve ainda Rita Proença como responsável pelos figurinos. O Clube Recreativo Palhavã trouxe o tema “Palhavã, um Diamante de Tradições”, com música e letra de Manuel Carlos Zorro e Jorge Viegas, respectivamente. Sandra Porfírio foi a madrinha da marcha que teve como ensaiador, coreógrafo e figurinista, João Praia. A cenografia esteve ainda a cargo de João Praia e João Mangas.
“Bolacha Piedade, um segredo, um sabor da nossa cidade” foi o tema escolhido pela Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com letra e música de Bruno Frazão. Margarida Piedade foi a madrinha desta marcha que teve como ensaiador, coreógrafo, figurinista e cenógrafo, Bruno Frazão. Seguiu-se a marcha do União Futebol Comércio e Indústria com o tema “Gente da Minha Terra”, letra de Oliveiros do Rosário e música de Nuno do Rosário. Maria Cordeiro foi a rainha desta marcha que teve Francisco Branquinho como figurinista e cenógrafo. Oliveiros do Rosário teve a seu cargo o ensaio e a coreografia.
O desfile das Marchas Populares 2011 terminou com o Grupo Desportivo Independente, com o tema Duas Terras, um só Mar”, com letra de José Condeça e música de Rui Terrinha. A madrinha da marcha é Sara Margarida, enquanto que o responsável pelo ensaio, coreografia, figurino e cenografia foi José Condeça.
Resta lembrar que as marchas voltam novamente a desfilar, desta vez para a população em geral, na avenida Luísa Todi, no próximo fim-de-semana, dia 18, a partir das 22 horas. Este desfile, de entrada gratuita, conta com as 10 marchas concorrentes e ainda com a marcha da APPACDM e, como convidada, a marcha de Caneças.
De recomendar ainda uma visita aos Paços do Concelho onde, até dia 4 de Julho se encontra patente uma exposição dos arcos levados a concurso, nos anos anteriores.
Fonte: O Setubalense
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário