sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Medalhas para pessoas e instituições que elevam Setúbal

foto
Dezasseis personalidades, instituições e empresas da região e fora dela, foram distinguidas, na manhã de ontem no salão nobre, com medalhas honoríficas atribuídas pela Câmara Municipal de Setúbal, naquele que foi o ponto alto das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

Uma coroa de flores foi colocada, na manhã de ontem, feriado municipal, na base da estátua de Manuel Maria Barbosa du Bocage, na Praça a que o poeta que dá nome, no ‘coração’ da baixa sadina.

Logo de seguida, o salão nobre da Câmara Municipal encheu para assistir à atribuição das medalhas honoríficas da Cidade, cerimónia que começou com o reconhecimento a 33 funcionários da autarquia, agora aposentados.

Helen Hamlyn foi a primeira a receber a Medalha de Prata da Cidade. Tal distinção aconteceu, justificadamente, pelo “empenho e envolvimento” desta senhora, e da fundação a que preside, na organização da primeira edição do Festival de Música, realizado nesta cidade a 29 de Maio último.

Medalha de Prata foi também entregue a Hugo O´Neill, personalidade “emprenhada em fomentar a constante atracção de apoios a projectos”, com saliência para o Festival de Música de Setúbal.

Rui Nabeiro, presidente do grupo Delta Cafés, também foi acaloradamente aplaudido na manhã de ontem, no Salão Nobre. Com a Medalha de Prata da Cidade nas mãos, o Comendador falou “com o coração” e enalteceu as qualidades naturais de Setúbal. “Amor com amor se paga, e estou muito agradecido por esta distinção”, disse.

O mesmo galardão (Prata) foi atribuído pelo Município ao Exército Português, Regime de Engenharia, na pessoa do coronel António Pato, pela “disponibilidade mostrada”, concretamente concretizando acções no domínio da protecção civil e do planeamento de riscos no Concelho.

CULTURA Com a Medalha de Honra da Cidade - classe Actividades Culturais, foram distinguidas cinco personalidades, tal como as restantes, presentes nesta cerimónia magna do Dia de Bocage. A primeira foi atribuída ao artista dinamarquês Neils Fisher, pelo projecto “Hans Christian Andersen, que inclui a exposição “O Canto do Eldo”.

Pedro Carneiro, vencedor do Prémio Gulbenkian Arte 2011, tem vasto curriculum além fronteiras, e participou activamente no Festival de Música de Setúbal, em Maio. Este setubalense de Azeitão, na hora de receber a Medalha de Honra, apelou ao “investimento na Arte e na Cultura.”

O maestro Rui Serôdio, que dirige o coro municipal “Afina Setúbal”, também foi agraciado pela presidente Maria das Dores Meira, de quem teceu rasgados elogios públicos.

Antigo e conhecido descarregador de peixe, José Miguel da Fonseca, também levou para casa a Medalha de Honra. Aos 79 de idade, José Miguel, que reparte a sua estadia entre a sua casa, nos 4 Caminhos e a de Paris, de sua esposa, agradeceu tal distinção. E pouco mais a emoção lhe permitiu dizer no salão nobre; ficou com a voz embargada.

Agraciado a título póstumo foi o poeta popular António Maria Eusébio “Calafate”, também conhecido por “O Cantador de Setúbal”. Rogério Peres Claro, bisneto desta distinta figura, recebeu a medalha, no ano em que se assinalam cem anos sobre a morte do poeta.

CIÊNCIA e TECNOLOGIA Nesta classe, e igualmente a título póstumo, foi distinguido o médico Ireneu Cruz, falecido a 26 de Março, último. Representado pela viúva, Teresa Cruz disse lamentar que tal reconhecimento “não tenha acontecido com o meu marido vivo.”

COMÉRCIO e INDÚSTRIA A fábrica de pasta de papel Portucel recebeu a medalha honorífica, justificadamente pela sua “inegável mais-valia no comércio da economia regional.” O administrador José Honório recebeu a distinção.

Mário Brito Pinheiro, empresário e chef de cozinha, foi outro dos agraciados nesta categoria, por ser “um verdadeiro embaixador da cultura gastronómica regional e das referências autóctones.”

ASSOCIATIVISMO e SINDICALISMO Dois membros da direcção da Sociedade Filarmónica Providência, colectividade azeitonense responsável pela Festa de N.ª S.ª da Saúde, receberam das mãos da edil sadina a medalha honorífica.

Também o Clube Recreativo Palhavã, a assinalar 75 anos de fundação foi agraciado, justificadamente “pela sua activa participação em diferentes actividades culturais e desportivas no Concelho.”

Nesta mesma categoria, foi ainda distinguida a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, a trabalhar nesta cidade desde 1993, sendo que a sua actividade passa pela promoção de projectos no âmbito de questões ligadas à igualdade de género, prevenção da violência doméstica ou voluntariado de proximidade.

PAZ e LIBERDADE Apenas um distinguido nesta classe, e a título póstumo. O Município prestou assim homenagem a Carmelindo Vitorino Elias, falecido em 2009. Foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia do Sado, tendo-se destacado pela “intervenção cívica, pela generosidade de trato e pela acção.” Coube à viúva e dois filhos receberem tal distinção.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário