Os semáforos instalados na Avenida Luísa Todi vão passar a ter uma nova forma de funcionamento, de maneira, entende a autarquia, a que haja uma melhor articulação entre o trânsito automóvel e os peões.
Os sistemas semafóricos implantados naquela via, sempre intermitentes salvo determinadas intersecções, “não foram eficazes aquando da sua entrada em funcionamento, uma vez que, mesmo em fase de teste, se verificou uma grande dificuldade de escoamento do trânsito”, justifica a deliberação camarária.
As características actuais do separador central da Avenida Luísa Todi, criadas no âmbito do projecto de requalificação urbana promovido pela Sociedade Setúbal Polis, e o aumento do fluxo de peões motivam a reformulação total do sistema semafórico para dar primazia ao peão no atravessamento da artéria e no percurso longitudinal, “não pondo em causa a circulação viária”, sublinha o documento.
A implementação desta medida é também justificada pelas dificuldades de circulação nas intersecções de confluência da avenida Luísa Todi com a Rua José Pereira Martins e a Avenida 22 de Dezembro, nas quais a “geometria actual induz erradamente no condutor a percepção de rotunda”, indica a deliberação camarária.
Assim, naqueles locais, o sistema luminoso passa a permanecer em verde para os condutores na ausência de detecções de pedidos de atravessamento da via, efectuados manualmente pelos peões através do accionamento do botão no semáforo. A activação deste ciclo motiva a passagem para amarelo fixo e posteriormente vermelho para os automobilistas.
Noutras áreas da Avenida Luísa Todi, o sistema de semáforos continua em amarelo intermitente para os condutores na ausência de peões, passando para amarelo fixo e posteriormente vermelho quando accionado o botão para atravessamento.
Fonte: O Setubalense
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário