sábado, 13 de outubro de 2012

Mercado da Lota vai encerrar temporariamente por falta de condições

foto
A partir de hoje e por um período de uma semana. O mercado do Lota vai ter de sofrer melhoramentos, exigidos pela ASAE, entidade que, ontem, visitou as instalações.

Um numeroso contingente de inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) visitou de surpresa, a meio da manhã de ontem, as instalações do mercado da Lota, e terá testemunhado diversas situações, que, nos critérios daquela força policial, não correspondem com as exigências higio-sanitárias exigidas por lei.

Os agentes da ASAE também passaram em revista algumas bancas de venda de peixe e, de acordo com informação possível de apurar por «O Setubalense», algum peixe chegou mesmo a ser apreendido, alegadamente por problemas relacionados com a falta de facturas.

Após a visita dos inspectores da ASAE, de surpresa e a meio da manhã de ontem, o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Carvalho, reuniu de emergência com os comerciantes que trabalham neste mercado.

Apesar da nossa insistência, infrutífera, em contactar o presidente da Junta, soubemos de fonte fidedigna que foi decidido que o mercado abre ao público ainda na manhã de hoje, sexta-feira, em termos excepcionais, e como forma de escoar parte dos produtos lá armazenados, mas que encerrará já a partir de amanhã, sábado, e por um período calculado de uma semana, para as exigidas obras de melhoramentos.

Diga-se que as instalações deste mercado são propriedade da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), entidade que mantém há largos anos, um acordo com a Junta de Freguesia da Anunciada, que gere aquele espaço comercial, localizado ao lado do edifício da Docapesca, na zona ribeirinha da lota.

Recorde-se que, ainda há cerca de um ano, a Junta da Anunciada procedeu a algumas melhorias neste equipamento, nomeadamente a nível de pinturas. Mas há muitos outros “pormenores” que a ASAE agora detectou e exigiu, para que o mercado da Lota possa reabrir ao público.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário