sábado, 26 de março de 2011

Carla Tavares – Presidente do Rotary Club Setúbal - Sado «O Rotary Club Setúbal-Sado tem sido um clube de acção perante a sua comunidade».

Carla Tavares – Presidente do  Rotary Club Setúbal - Sado<br>
«O Rotary Club Setúbal-Sado tem sido um clube de acção perante a sua comunidade».
Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como “rotários”, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos nas suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial.

O principal objectivo do Rotary, reflectido no seu lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si", é servir na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.

Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como “rotários”, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos nas suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial.
O principal objectivo do Rotary, reflectido no seu lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si", é servir na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.

Combater o “envelhecimento” dos Clubes

Fundado em 22 de Maio de 1995 o Rotary Club Setúbal-Sado, nasceu da necessidade de rejuvenescer e reforçar a actividade rotária na região como explicou ao Rostos Carla Tavares «Quando numa comunidade existe um clube forte como era o Rotary Club de Setúbal nos anos 90, existiu a necessidade de criar um clube afilhado com membros de uma faixa etária mais jovens e com interesses comuns» referiu acrescentando «Hoje em dia, alguns clubes estão envelhecidos e a tendência é fundir clubes a fim de os tornar mais fortes e reforçar assim o seu quadro social, para que estes sejam mais apelativos ao enriquecimento do seu quadro social, beneficiando sempre a comunidade que é a prioridade de qualquer clube rotário».


Promover a boa vontade e a paz mundial

O Rotary é uma organização internacional «a primeira de clubes prestadores de serviços a ser criada», como fazem questão de sublinhar os rotários, e conta, com cerca de 1.2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. O Rotary fez 106 anos no passado dia 23 de Fevereiro e é a única ONG com assento nas Nações Unidas. Trata-se de uma entidade apolítica, não religiosa e aberta a pessoas de todas as culturas, raças e credos.
«Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como “rotários”, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos nas suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial» - sublinhou Carla Tavares.
O principal objectivo do Rotary, reflectido no seu lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si", é servir na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo.
Carla Tavares explicou que os rotários desenvolvem projectos comunitários que, visam tratar assuntos actuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Para além destas actividades ligadas ao apoio social Carla Tavares referiu que «são apoiadas iniciativas pró-juventude, promovido o desenvolvimento profissional e patrocinadas oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais».
Sublinhou ainda que em todas estas àreas «o Rotary Club Setúbal-Sado tem sido um clube de acção perante a sua comunidade».


Como estão organizados os rotários?

A presidente do Rotary Setúbal-Sado explicou como está organizado o Club em termos orgânicos e funcionais «como em qualquer clube rotário, faz parte do nosso Quadro Social o apelidado "Conselho Director", este constituído pelo Presidente, Vice-Presidente, Past-Presidente, Secretário, Director de Protocolo, Tesoureiro e os presidentes das várias comissões de trabalho que têm como missão, orientar e potenciar as áreas de gestão e actuação.
Para além da composição do nosso clube (12 elementos) e do nosso Interact com 22 elementos (classe rotária para jovens dos 14 aos 18 anos), temos ainda uma bolsa de 9 voluntários que serão sempre contactados de acordo com a dimensão de cada uma das n. / acções e actividades.
Carla Tavares explicou ainda como se posicional a nível estrutural e para com o movimento, o Rotary Club Setúbal-Sado «é um dos 73 clubes integrantes do “Distrito 1960” que compreende em Portugal, o centro-sul-ilhas, (existe ainda o “Distrito 1970”, centro-norte de Portugal). O conjunto de todos os distritos a nível mundial, perfazem o "Rotary International"».
Ficámos ainda a saber que no total, são mais de 1.200.000 os rotários no mundo, em mais de 200 países, existindoaproximadamente, 34.000 clubes distribuidos por 530 distritos. Em Portugal são 3800 os rotários, organizados em 158 Clubes de 2 distritos «cada distrito, tem como seu membro directivo e regulador, um Governador que tratará de fazer a ponte entre os Clubes/Distrito e o Rotary International, do qual é seu representante directo», acescentou a nossa entrevistada.

"Dar de Si Antes de Pensar em Si" - Resposta às necessidades das comunidades

«No que se refere às pessoas abrangidas pelas acções rotárias, será sempre a população mais carenciada e a mais idosa» refere Carla Tavares sobre os publicos alvo das acções dos rotários, acrescentando que «é intuito de qualquer Rotary Club, não só a promoção da paz mundial, como também através do companheirismo, criar condições que possam permitir, atenuar e/ou solver as maiores carências nas comunidades onde cada clube se encontra implantado».
Deixando claro o sentimento do que é ser rotário Carla Tavares diz que «o "futuro", para cada rotário, não é mais do que cada minuto que é dado da vida de cada rotário, em prol de alguém que dele necessite, sob forma de doação de alimentos, equipamentos vários, vestuário, bolsas de estudo ... e muita atenção!» - fez questão de sublinhar.
Além dos projectos pontuais, Carla Tavares explicou que existem outros que se vão repetindo anualmente, tais como um Concerto Musical, Noite de Fados e outros eventos com o objectivo de angariação de fundos. «Este ano apoiamos a APPDA – Associação Portuguesa para Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, APPACDM, Projecto Escolhas, APCVS – Associação Portuguesa de Cabo Verde em setúbal 150 famílias com Cabazes de Natal e paróquias com diversos tipos de alimentos fruto de recolha de alimentos em Supermercados» referiu.
Ficámos ainda a saber que a actividade deste Club local não se restringe à solidariedade com a comunidade setubalense «a nível Internacional apoiamos um Orfanato na Zambia, e o Rotary International no combate à poliomielite, campanha END POLIO NOW que visa a erradicação da doença entre outras solicitações pontuais» .
A terminar Carla Tavatres refere ainda que dentro das possibilidades e limitações, sempre que alguma necessidade é detectada, tentam-se arranjar mecanismos e forma de se conseguir minimizá-la ou mesmo, extingui-la «este é o n/propósito e o n/futuro enquanto pessoas, enquanto rotários, enquanto clube e enquanto Movimento» sublinha.

Rui Nobre

Sem comentários:

Enviar um comentário