terça-feira, 29 de março de 2011

Estrada de fuga da Mitrena vai aumentar segurança de Setúbal

A execução de uma estrada de fuga na península da Mitrena com mais de quatro quilómetros deverá aumentar futuramente as condições de segurança e de acesso àquela zona industrial do município. Em visita oficial às obras da nova via, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal com a pasta da protecção civil, Carlos Rabaçal, enfatizou o facto de a nova estrada “ser muito importante para aumentar a segurança das populações de Setúbal, ajudando a resolver um problema que existia há vários anos”.

O autarca recordou, na mesma ocasião, que a construção desta nova via se explica pela existência de apenas uma outra, não circular, que tem uma faixa de rodagem em cada sentido, a nacional 10-4, marginal ao estuário do Sado, com um elevado tráfego rodoviário. Esta situação, segundo Carlos Rabaçal, coloca actualmente várias fragilidades de segurança, especialmente no caso de ocorrerem acidentes que bloqueiem a circulação na estrada.

A nova estrada, que deverá estar operacional até ao final de Maio, está a ser implementada com o parecer favorável da Reserva Natural do Estuário do Sado, por se encontrar situada no território desta área protegida. “É uma via alternativa para evacuação, que só será utilizada em caso de emergência, apta para a circulação de todo o tipo de veículos”, enfatiza José Luís Bucho, comandante da companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

As obras do último troço da via estão a ser realizadas por elementos do Regimento de Engenharia n.º 1, do Exército, no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Setúbal. A gestão da estrada de fuga da Mitrena será futuramente assegurada pela Protecção Civil de Setúbal e resulta de um esforço conjunto entre a câmara municipal, a CP, a Refer, a Portucel e a Sapec, entidade responsável pelo projecto da via.

Bruno Cardoso / Setubalnarede.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário