quarta-feira, 16 de março de 2011

Estrada Vale de Mulatas, GNR de Setúbal apreende 500 quilos de amêijoa japónica

foto
Na última semana a Unidade de Controlo Costeiro da GNR através do seu Subdestacamento de Setúbal efectuou duas apreensões de bivalves que se encontram em situação irregular. Os valores das apreensões ultrapassam os 5 mil euros.

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR através do seu Subdestacamento de Setúbal, apreendeu, 567,55 quilos de amêijoa japónica, em situação irregular, pelas 16.15 horas do passado domingo, na Estrada Vale de Mulatas, no âmbito de uma acção de fiscalização a actividades relacionadas com a captura e comércio de bivalves.

Segundo a autoridade os bivalves apreendidos não se faziam acompanhar de documentos de origem e salubridade que cobrissem a totalidade da carga. Os poucos documentos que acompanhavam os bivalves apreendidos, apresentavam diversas desconformidades com a legislação em vigor, mormente ao nível da correcta identificação dos apanhadores, quantidades, locais e meios de captura, com a agravante das condições de armazenamento e acondicionamento, infringirem as mais elementares regras de higiene e salubridade, pelo que, após exame hígio sanitário efectuado pelos inspectores da DGV, em serviço na Lota de Setúbal, foram declarados impróprios e destruídos na AMARSUL -Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

A totalidade da amêijoa japónica apreendida, teria um valor presumível no mercado local de 3.970 euros segundo números revelados pelos próprios infractores. Os bivalves haviam sido capturados no estuário do Rio Tejo, muito embora os documentos se reportassem ao Rio Sado e eram transportados numa viatura ligeira, alegadamente destinados a uma depuradora espanhola, para posterior introdução no mercado português.

Recorde-se o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, da Unidade de Controlo Costeiro já tinha apreendido no dia 11 de Março, pelas 16 horas, na rua da Saúde, Setúbal, 135 Kg de amêijoa macha, por fuga à 1ª venda em Lota. As amêijoas eram provenientes da Zona da Trafaria e destinavam-se a uma depuradora desta localidade.

As duas apreensões, atingiriam valores presumíveis de 5.320 euros a preços de venda ao público.

Unidade de Controlo Costeiro identificou os infractores e elaborou os respectivos Autos.

Sem comentários:

Enviar um comentário