quinta-feira, 17 de março de 2011

Grupos de entreajuda “Toma lá, Dá cá” incentiva troca voluntária de favores

Apresentado anteontem, no Centro de Cidadania Activa, o programa “Toma lá, Dá cá” – rede de trocas voluntárias para o dia-a-dia, incentiva a entreajuda entre grupos de pessoas que, por um lado têm necessidades, mas que, por outro, também têm vontade e disponibilidade para auxiliar os outros, facilitando o quotidiano de ambas as partes.

Vera Gomes

“Ajude-se ajudando: entre na rede de trocas voluntárias para o dia-a-dia!”. É este o lema do programa, desenvolvido pela Cooperativa SEIES, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

O “Toma lá, Dá cá”, que foi apresentado anteontem, no Centro de Cidadania Activa, incentiva o encontro entre pessoas, estimula a troca de necessidades e de vontades, multiplicando as ajudas que todos/as podemos dar e receber.

A “perca das redes de vizinhança e de solidariedade que dão suporte a nível familiar” foi uma das principais queixas apresentadas durante uma auscultação à população realizada pela SEIES, no final do ano passado, no âmbito do projecto Laboratório de Cidadania, com o intuito de “reflectir sobre aquilo que facilita e dificulta a sua vida quotidiana”, adiantou Patrícia Patrício.

A responsável da SEIES refere que a campanha “Toma lá, Dá cá” teve inicio com o projecto do Laboratório de Cidadania, no sentido de conceber uma rede de voluntariado de proximidade. A iniciativa foi divulgada pelas ruas da cidade, em Dezembro e, de acordo com a responsável, “imensas pessoas aderiram”, sendo que, de momento, existem cerca de uma centena de inscritos.

No entanto, “não existe uma formalização desta forma de voluntariado”, revela, indicando que a campanha pretende incitar as pessoas a “procurar ajuda junto das suas redes sociais, com base nas relações de confiança”. O objectivo é que “as pessoas possam melhorar a sua qualidade de vida e ter mais tempo para fazer aquilo que gostam”, sublinha Patrícia Patrício.

A base do conceito é a entreajuda, para que as pessoas possam encontrar, elas próprias, soluções. À Cooperativa SEIES cabe dar suporte à constituição de grupos de entreajuda, fornecer informação sobre formas de voluntariado de proximidade, a funcionar também noutros concelhos e noutros países e pôr em rede pessoas e interesses variados.

Assim, se chegar à conclusão que lhe dava jeito “uma mãozinha”, dirija-se à SEIES (rua José Pereira Martins, 14) ou contacte a cooperativa através dos telefones 265 547 450/ 963 873 764 ou ainda do e-mail seies@mail.telepac.pt.

De referir que a SEIES apresentou uma candidatura ao POPH - Programa Operacional Potencial Humano, para dar continuidade ao projecto, mas, “enquanto não obtivermos resposta, não podemos deixar cair o movimento”, garante a responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário