domingo, 10 de abril de 2011

Arrábida: Agricultor requereu ser ele próprio a destruir a casa que ergueu

Sem dinheiro para demolição

Florentino Duarte, o agricultor cuja casa no Parque Natural da Arrábida pode ser demolida a qualquer momento, requereu junto do Tribunal de Setúbal para que seja ele próprio a demolir a habitação que construiu há 28 anos, alegando não ter possibilidade de pagar os cerca de 90 mil euros que pode custar a demolição.

Este é o valor que, segundo contou, é hoje reclamado à vizinha Ana Merelo, mulher do secretário de Estado da Justiça José Magalhães, cuja casa foi destruída em Julho do ano passado.

"É a minha esperança, caso contrário entram aqui com as máquina e destroem--me a vinha e o batatal", explicou Florentino. "É uma grande dor ter de destruir, porque estas paredes foram feitas uma a uma com muito sacrifício, só um milagre pode salvar as nossas coisas", referiu a mulher, Isabel Cortinhão, junto à entrada da porta decorada com azulejos de Nossa Senhora de Fátima.

Na quinta A Chitaca, a pequena moradia com dois quartos tem ordem para ir abaixo por decisão de 2002 do Supremo Tribunal de Justiça. Em Julho, quando a casa da vizinha foi demolida, as máquinas só não entraram na quinta de Florentino porque na altura a filha, que também ali reside, estava grávida de oito meses. Actualmente, a neta Lara Isabel é a alegria do agricultor, que confessa sentir "raiva" perante o facto de apenas a sua casa ir abaixo. "Há dias desci do tractor e tirei o ninho de melros para poder lavrar sem destruir o ninho. Isto não se faz, todos temos direito a ter uma casinha. Estão a fazer-me o que não se faz aos animais", lamentou.

MANSÕES E CAMPOS DE TÉNIS

A casa de Florentino Duarte é a mais pequena das moradias da zona, na sua maioria construções posteriores à casa do agricultor. Ilegal, a casa foi erguida na área do Parque Natural da Arrábida, onde existem centenas de casas legalizadas, construídas a partir de barracões, restos de muros ou que visavam ser apoios agrícolas mas que com o tempo se transformaram em mansões com piscina e campos de ténis. Olhando a paisagem à volta da casa de Florentino Duarte, a sua habitação contrasta com as dos vizinhos, por ser pequena e não ter amplas janelas para desfrutar da paisagem da serra. A vedação de Florentino Duarte é de arame, por oposição aos muros altos das restantes propriedades. Na Chitaca há capoeiras ilegais. Nas casas vizinhas há toldos legais para fazer sobra sobre as espreguiçadeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário