sábado, 30 de abril de 2011

Escola da Bela Vista: Professora e Alunos descobrem dois novos asteróides

foto
A equipa constituída por uma professora e um grupo de alunos da Escola da Bela Vista analisam imagens do espaço para encontrar asteróides. Já descobriram dois.

Uma equipa da Escola Básica 2,3/Secundária da Bela Vista, escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago, descobriu dois novos asteróides próximos à Terra, no âmbito do programa “Campanha internacional à procura de asteróides”, promovido pela NASA.

A equipa, constituída pela professora Isadora Gírio e pelos alunos do 7.º ano David Moutinho, Paulo Barqueiro e Ricardo Paixão, participa no referido programa, colaborando a nível internacional com universidades, observatórios, instituições de pesquisa e escolas.

O principal objectivo, a par com a motivação para a aprendizagem da astronomia e das ciências no geral, é a identificação e descoberta de Objectos Próximos à Terra (NEOs) mediante a análise de imagens astronómicas por estudantes e professores de vários níveis de ensino, recorrendo a programas informáticos específicos.

A busca de asteróides começou dia 21 de Março e terminará a 6 de Maio. A descoberta entretanto realizada foi um momento de grande emoção, motivando ainda mais a equipa para o reforço da busca de novos corpos celestes.

De salientar que esta equipa da turma de 7.º ano, na disciplina de Área de Projecto participa neste projecto a nível internacional, dinamizado pela NASA, com o objectivo de “procurar” asteróides com apoio num programa informático que se chama astrometria.

Para o programa funcionar, são enviadas fotografias tiradas com telescópios que estão em território dos Estados Unidos da América, e depois esta equipa faz o tratamento das imagens. Mais tarde será enviado um relatório com as “descobertas” para serem analisadas por especialistas do “The Internacional Astronomical Search Collaboration, IASC, que tem a colaboração de várias entidades entre elas a Global Hands-On Universe Association (Lisbon, Portugal) e a NASA Wide-Field Infrared Survey Explorer (Space Sciences Laboratory).

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário