quarta-feira, 30 de março de 2011

Vitória quer avançar com projecto no próximo ano: Reunião com arquitecto para estudar formato do Bonfim

Os responsáveis vitorianos reuniram recentemente com o arquitecto Tomás Taveira no sentido de estudarem em conjunto um projecto para a reformulação do Estádio do Bonfim. Está previsto novo encontro para o dia 10 de Abril e é provável que Taveira possa apresentar já um esquiço do que será a sua ideia para o equipamento desportivo e espaço envolvente. Quanto ao futebol profissional, Pitbull e Hugo Leal não integraram ainda o treino de ontem.

Fernando Oliveira e Vítor Hugo Valente, presidentes do clube e da sociedade desportiva, reuniram anteontem com o arquitecto Tomás Taveira no sentido de estudarem um projecto para a reformulação do Estádio do Bonfim, algo que está integrado numa ideia já há meses apresentada por Fernando Oliveira e que passa, uma vez gorado o chamado «Projecto Século XXI», de 2000, pela continuidade no local do equipamento desportivo que é sede do futebol profissional e da generalidade das actividades vitorianas, a par com todo um plano de rendibilização financeira dos espaços envolventes, pela via do terciário e habitação.

É claro que para que este processo possa avançar em termos realizáveis, o Vitória terá de conseguir levar a cabo com êxito as diligências anunciadas, também no passado recente, pelo primeiro responsável vitoriano, assentes, de momento, na tentativa de recuperar para o clube a posse do património envolvido em todos os projectos ensaiados até agora, matéria esta que passa, inevitavelmente, por acordos diversos e pela capacidade de levar por diante uma operação financeira que permita, em concomitância, ressarcir os avanços financeiros já feitos e os direitos dos credores, quer sobre propriedade, quer sobre o próprio direito de superfície do terreno do Bonfim. Este «dossier», recorde-se, foi avançado por Fernando Oliveira como crítico para que a estrutura vitoriana possa sair do cenário gravoso em que se encontra no que toca a receitas e consequente saneamento financeiro.

Não foi possível apurar se a reunião com Tomás Taveira, representando um passo a ter em consideração no assunto do Bonfim, significa igualmente a perspectiva de uma evolução clara no tema atrás referido, mas é certo que existe a informação de que os encontros com o arquitecto vão continuar e que o próximo estará marcado para o dia 10 de Abril, eventualmente com a apresentação por Taveira de esquiços do projecto para a área do Bonfim. Lembre-se, ainda, que a ideia dos responsáveis vitorianos integra a existência, no topo Norte da área, de uma zona comercial, existindo contactos com um consórcio de origem holandesa já com vários interesses no nosso país.

FUTEBOL: Cláudio Pitbull e Hugo Leal não participaram no treino que Bruno Ribeiro orientou ontem no Bonfim, de preparação para o jogo de domingo em Vila do Conde, mas existe a forte possibilidade de virem a estar aptos para a convocatória. Pitbull lesionou-se na última quinta-feira, num treino, e está em tratamento intensivo para conseguir debelar um traumatismo no joelho direito. Como boas novas, surge o facto de José Pedro já ter começado a treinar com bola, mesmo que a sua inclusão no grupo para defrontar o Rio Ave continue em dúvida. Paulo Regula também já avançou no ritmo de recuperação.

Ainda no que toca ao jogo com o Rio Ave, Bruno Ribeiro, sabe-se, não poderá contar com o «central», e «capitão» de equipa, Ricardo Silva, afigurando-se como cenário mais provável a chamada de François para jogar ao lado de Anderson do Ó. Existe também a hipótese de Valdomiro regressar à titularidade mas há a ressalvar que François joga na «perna direita».

EXCURSÃO: Continuam abertas inscrições para as excursões do clube a Vila do Conde. O preço é de 12 euros por pessoa e a partida está marcada para domingo à sete horas da manhã, com paragem em Matosinhos para o almoço. O jogo é às quatro da tarde.

UNIÃO DE LEIRIA: A Liga já marcou os encontros da 26.ª jornada e a partida entre o Vitória e a União de Leiria, no Bonfim, realiza-se domingo, dia 10 de Abril, pelas 16.00 horas.

António Elias

1 comentário:

  1. Eu ando no campo da arquitectura e o que tenho a dizer é.
    1º O taveira é uma merda. A sua arquitectura é feia e parola, muito colorida e isso representa-se nos estádios.
    2º "Ta todo lá dentro" a frase polemica do sr taveira nas suas sessoes sexuais com alunas, existem videos disso a circular na net, foi uma coisa polemica.
    3º Não deve ser o mais barato, e nao creio que saia dali um bom trabalho.
    4º Ele é benfiquista.

    gostava que alguem me desse ouvidos porque o taveira é o lixo da arquitectura nacional, e eu como Vitoriano importo me com o meu clube o seu futuro e o da cidade.

    ResponderEliminar