quinta-feira, 28 de abril de 2011

Papel: Portucel vai investir 300 milhões de euros em Aveiro

Empresa de pasta e papel pondera expandir a fábrica de Cacia ou criar uma nova, gerando até 750 empregos.

Concretizado o investimento de 550 milhões de euros na fábrica da Mitrena, em Setúbal, a Portucel prepara-se para investir cerca de 300 milhões na unidade de Cacia, em Aveiro. A verba pode vir a ser usada na expansão da actual fábrica ou na criação de uma nova unidade de produção, de acordo com o pedido de "Declaração do Reconhecimento do Interesse Público do Empreendimento" entregue na Câmara Municipal de Aveiro (CMA). A concretizar-se, este projecto pode levar à criação de 750 postos de trabalho.

No referido requerimento, que já foi aprovado em reunião de Câmara mas que carece ainda de ratificação na Assembleia Municipal - o que poderá acontecer já esta semana -, a Portucel assume que se coloca "neste momento a possibilidade de expansão da fábrica actual ou de construção de uma nova". Para tal, a empresa de pasta e papel precisa de uma área de 184.507 metros quadrados, dos quais 65.700 fazem parte da Zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN). A Portucel só poderá usar esta aérea depois de alterado o actual Plano Director Municipal de Aveiro, o que só será possível com o Reconhecimento do Interesse Público do investimento.

"A possibilidade de expansão futura deste complexo industrial implicará a possibilidade de construção nas zonas adjacentes às suas instalações, em terrenos que são já da titularidade [da Portucel] ou que poderão ser por si adquiridos. No entanto, esta hipótese requererá a desafectação de parte desses terrenos da RAN, onde estão actualmente inseridos, de acordo com o Plano Director Municipal de Aveiro", explica fonte oficial da empresa, ao Diário Económico.

Fonte: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário