segunda-feira, 9 de maio de 2011

XXII Meia Maratona Internacional de Setúbal. Triunfo de Manuel Damião (Conforlimpa) e Cláudia Pereira (Sp.Braga)

foto
Cumpriu-se a regra e a tradição: a XII edição da Meia de Setúbal voltou a ter saldo final muito positivo. Cerca de 1500 participantes (900 na prova da Meia o que constituiu novo record) voltaram a trazer às ruas da cidade a alegria, a cor, e o prazer da corrida e da marcha, porque mais que nunca, e como é sabido, a actividade física é instrumento essencial para uma boa politica de bem estar geral.

À chuva, ainda que por breves momentos, se iniciou mais esta festa das famílias que voltaram a marcar presença na sua Mini (4,3kms), num percurso pela Luísa Todi, 5 de Outubro, P. Brasil, e retorno à avenida e com a meta instalada junto ao Largo José Afonso. Mais uma vez um «pelotão» extenso, recheado de irreverências mas com um denominador comum: o prazer da actividade física, a participação, ao modo e jeito de cada um, porque correr, marchar, é hoje e reconhecido bem comum. E como sempre, a festa voltou, passeou e correu pelas ruas da cidade; foi gira, participada, que outro e melhor “remédio”então?

No plano competitivo, a Meia também correspondeu. Mesmo sem a participação de atletas internacionais a disputa pela vitória foi sempre acesa e emotiva, principalmente à entrada dos derradeiros cinco quilómetros onde o “nó” do grupo de seis na liderança se «desatou», com os dois atletas da Conforlimpa a ganharem logo ali uma vantagem decisiva e que foram depois controlando até à entrada da extensa recta final onde Manuel Damião com uma forte ponta final se adiantou vitorioso ao seu colega de equipa Alberto Chaíça, para um triunfo merecido e com uma marca final (1.06.59) ainda assim interessante, mas distante do «record» da prova (1.01.25) do tanzaniano Marin Sulle, na edição de 2002. No sector feminino tudo se decidiu também na parte final da corrida com a estreante na prova a bracarense Cláudia Pereira (1.18.30) a acelerar e a ganhar com alguma facilidade uma vantagem suficiente para suplantar as suas principais opositoras, Rafaela Almeida (Benfica) e Fernanda Miranda (Sp. de Braga).

Para Domingos Vieira o saldo final foi “mais uma vez positivo, num contexto de acréscimo de dificuldades conhecidas de todos mas que mesmo assim e com o apoio de uma vasta equipa foi possível ultrapassar e que, pese a ausência de atletas internacionais, também no aspecto competitivo os resultados finais se podem considerar positivos. Houve competição e esforço dos atletas, penso que esta nossa iniciativa voltou a provar que é uma importante referência do desporto setubalense e para a nossa cidade. Pena é que, e ao contrário da informação do nosso distrito, a nível nacional não tenha, mais uma vez, tido a divulgação que a qualidade desta nossa meia Maratona há muito merece. Mas o saldo final, repito, é positivo, tudo em termos globais correu bem, tanto na Mini como na prova principal, e o grande número de participantes aí estão para comprovar como se mantém viva a tradição de qualidade organizativa e competitiva desta nossa já longa de vida iniciativa.”

Para o vencedor Manuel Damião “ a felicidade de uma vitória numa prova bem organizada e com um traçado muito agradável. Não foi fácil, mas o ataque final tudo ajudou a resolver a contento da equipa e ao meu nível pessoal.” Um final feliz para quem tem e se prepara rumo ao grande objectivo, os próximos Jogos Olímpicos de Londres, sentimento comum também comungado na hora do triunfo por Cláudia Pereira numa estreia na prova por inteiro “ numa prova com excelente organização e com um percurso muito agradável e sem efeitos do vento, para que me tinham avisado, e onde me senti muito bem acelerando no momento previsto para ganhar a vantagem que acabou por ser decisiva para este meu triunfo o que, naturalmente, me deixa muito feliz».

Classificações (Masculinos): 1º Manuel Damião (Conforlimpa), 1.06.59; 2º Alberto Chaíça (Conforlimpa), 1.07.09; 3º Nelson Cruz (P.Salema), 1.07.14; 4º Bruno Fraga (Reboleira), 1.08.27; 5º Vasco Azevedo (S.C.Lamego), 1.08.38; 6º João Marques (Reboleira), 1.09.17; 7º Artur Santiago (Arrudense), 1.09.25; 8º Carlos Costa (V. Fornos), 1.09.30; 9º José Luz (CT Setubal), 1.09.56 e 10º Eusébio Rosa (SUC), 1.09.58.

FEMININOS: 1ª Cláudia Pereira (Sp. Braga), 1.18.30; 2ª Rafaela Almeida (Benfica), 01.19.50; 3ª Fernanda Miranda (Sp. Braga), 01.19.54; 4ª Helena Sampaio (Grecas), 1.23.30 e 5ª Anabela Tavares (Arrudense)), 1.24.11

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário