segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atribuição da Bandeira Azul: Praia da Figueirinha volta a ser única galardoada no concelho

foto
A Associação Bandeira Azul da Europa premiou novamente a Praia da Figueirinha com o símbolo que atesta a qualidade daquela zona balnear, sendo que esta foi a única praia do concelho a merecer tal distinção. Já ao nível do distrito, há a registar a atribuição da Bandeira Azul a mais 22 praias e dois portos de recreio/marinas.

Desde 2009 que a Praia da Figueirinha tem hasteado a Bandeira Azul, galardão que identifica as zonas balneares e portos de recreio com índices positivos ao nível, por exemplo, da qualidade da água e da segurança e serviços. Este ano não é excepção. Pelo terceiro ano consecutivo, a “Rainha do Sado” recebe o distintivo, sendo a única praia do concelho a hastear a Bandeira Azul.

Pela primeira vez em 25 anos de existência, a Associação Bandeira Azul da Europa ultrapassou as 250 praias galardoadas, sendo que, do total de 271 zonas balneares, 23 situam-se no distrito de Setúbal.

No concelho de Almada, as praias da Mata, Praia do CDS – Santo António, S. João da Caparica e Sereia foram as escolhidas. Em Sesimbra, foram distinguidas a praia do Ouro e a praia do Moinho de Baixo, na aldeia do Meco.

Grândola foi o concelho com maior número de praias premiadas: Aberta-Nova, Atlântica, Carvalhal, Pego, Comporta, e claro, Tróia, com as praias Bico das Lulas, Galé e Tróia-Mar. Ainda neste concelho, foi distinguida a Marina de Tróia, na categoria de portos de recreio/marinas.

O concelho de Sines foi o segundo com mais zonas balneares galardoadas, tendo também o Porto de Recreio de Sines merecido o distintivo. Praia Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Morgavel, S. Torpes, Vasco da Gama e Vieirinha – Vale de Figueiros, são as praias que vão ostentar a Bandeira Azul.

As praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço, em Santiago do Cacém, também mereceram a distinção.

A nível nacional, além das 271 zonas balneares, também 14 portos de recreio/marinas vão poder contar, este Verão, com a Bandeira Azul. Este número recorde regista a entrada de doze novas praias, 28 regressos e dez praias que deixaram de ter a bandeira azul.

O Algarve continua a ser a zona com mais bandeiras azuis (74), seguida da região Norte (63), do Tejo (45), do Alentejo (22) e do Centro (18). A região autónoma dos Açores foi contemplada com 33 bandeiras azuis e a da Madeira com 14.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário