segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grupo musical “Os Massacotes”: “Cantar Setúbal” dá tema ao primeiro CD promocional

foto
Este grupo musical setubalense é composto por seis elementos e têm em comum o gosto de tocar e cantar as “coisas” genuínas desta terra de mar e peixe. Até ao final do mês, “Os Massacotes” lançam o seu primeiro CD promocional, intitulado “Cantar Setúbal”. Provavelmente, actuarão na Feira de Sant’Iago.

Adoptaram o nome artístico de besugo pequeno (massacote), e cantam temas tradicionais ligados à pesca, ao rio, ao mar e ao Vitória de Setúbal, afinal as grandes “âncoras” desta cidade à beira-mar plantada.

Assumidamente, o grupo musical “Os Massacotes” nasceu no espírito e intuito de cantar, falar e divulgar Setúbal, através de encontros e festas de famílias e amigos.

Este grupo musical setubalense foi criado no Verão de 2008, à beira de completar três anos de idade. “Inicialmente, éramos apenas dois músicos mas, com o passar do tempo, o grupo aumentou naturalmente e agora somos seis os músicos”, começou por explicar a «O Setubalense» Álvaro Andrade, elemento fundador de “Os Massacotes”.

“O que está na génese do surgimento deste grupo é passar para as canções as coisas boas que esta terra tem, nomeadamente o rio, o mar e, claro, a sua variedade de peixes,” testemunhou Álvaro Andrade, o autor das letras e de uma parte das músicas do grupo musical.

Orgulhosamente, o mentor do grupo anuncia o lançamento do primeiro trabalho discográfico: “Estamos a terminar as gravações deste CD, de características promocionais”, revelando o título do trabalho discográfico - ‘Cantar Setúbal’.

Os temas são: “Mestre Patinha”; “Tão Bela és, baía de Setúbal”; “Peixe assado” e “De verde e branco”, este último alusivo ao Vitória F.C.

Apesar de se assumir como um grupo mais do estilo familiar festivo, “Os Massacotes” já actuaram, no último Verão, na feira anual de Cantanhede. Mais recentemente, subiram ao palco do auditório da Anunciada para colaborar numa festa de solidariedade, bem como actuaram no G.D. ‘Os Amarelos’, em almoços temáticos, locais, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, para além de outras participações de carácter mais restrito.

A actuação no palco n.º 2 da Feira de Sant’Iago 2011 é uma séria probabilidade, como avança o fundador e pioneiro do grupo: “Posso dizer que a Câmara já nos contactou nesse sentido, se bem que nada esteja definido”, desabafando que, se tal vier a acontecer, “será o reconhecimento do nosso trabalho.”

Outra hipótese é a actuação de “Os Massacotes” na próxima edição da Festanima – Festa do movimento associativo de S. Sebastião, que voltará a realizar-se nas Escarpas de Santos Nicolau. Mas, antes, no próximo dia 22, vão actuar numa festa escolar no bairro de S. Gabriel.

Este que é o mais recente grupo de música genuinamente setubalense está disponível para consultas e visitas na rede social do Facebook.

MÚSICOS O grupo “Os Massacotes” é formado pelos seguintes seis elementos: Francisco Serrano (acordeonista); Adelino Valério (viola baixo); Manuel (percussionista); Valter (viola de ritmo), Armando Santos (percussão com cana e 2.ª voz), e Álvaro Andrade (voz principal e percussão com conchas de vieiras).

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário