sexta-feira, 29 de julho de 2011

Economia: Porto de Setúbal cresce 3,7 por cento no primeiro semestre

foto
Nos primeiros seis meses deste ano o porto de Setúbal registou um movimento de 3,5 milhões de mercadorias, a maioria para exportação.

O porto de Setúbal registou um aumento de 3,7 por cento no primeiro semestre deste ano no movimento de mercadorias, comparativamente ao período homólogo de 2010. Isto representa cerca de 3,5 milhões de toneladas, das quais cerca de 1,9 milhões de toneladas corresponderam a exportações, ou seja 55 por cento desse volume.

Quanto à distribuição das mercadorias por modo de acondicionamento, destaca-se a carga geral fraccionada com um crescimento de cerca de 49 por cento (1,6 milhões de tons), a carga roll-on roll-off com um aumento de cerca de 15 por cento (142 mil tons) e a carga contentorizada com um incremento na ordem de 50 por cento.

Ainda no mesmo período, os principais movimentos foram: os produtos metalúrgicos, o cimento ensacado, os contentores, os veículos e as madeiras. Das mercadorias que registaram maior crescimento, destacam-se as seguintes: concentrado de cobre e zinco (+130 por cento), madeiras (+56 por cento), frutas (+41 por cento), ácidos (+37 por cento), pedras ornamentais (+34 por cento), produtos metalúrgicos (+34 por cento) e veículos (+21 por cento).

Todos os terminais portuários de serviço público registaram um aumento de mercadorias, apresentando a seguinte posição, por ordem decrescente: Terminal Sapec – Sólidos, com um aumento de 80,5 por cento; Terminal Multiusos 2 (Sadoport), com um aumento de 50 por cento; Terminal Roll-On Roll-Off / Autoeuropa, com um aumento de 30,4 por cento; Terminal Sapec – Líquidos, com um aumento de 29,9 por cento; Terminal Multiusos 1 (Tersado), com um aumento de 21,3 por cento.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário