quinta-feira, 7 de julho de 2011

Obras do Fórum Luísa Todi devem recomeçar no prazo de um mês

As obras do Fórum Luísa Todi, em Setúbal, deverão recomeçar até Setembro, prolongando-se até Maio do próximo ano, altura em que se estima que a última fase dos trabalhos esteja devidamente concluída. Carlos Rabaçal, vereador na Câmara Municipal de Setúbal, explica que “a empreitada teve de ser sujeita a concurso público internacional”, motivo que atrasou ainda mais o recomeço das obras, mas que fará com que a autarquia beneficie de uma maior comparticipação a nível de fundos comunitários.

Segundo a proposta de adjudicação, o valor da empreitada ronda aproximadamente 4,3 milhões de euros, prevendo-se que a obra seja paga no período de dois anos, estando a maior parte da despesa cabimentada, cerca de 3,7 milhões de euros, no ano de 2012. O restante será pago ainda em 2011. “A diferença entre continuar com a Liga e optar pelo concurso público é de dois meses e por apenas mais dois meses recebe-se muito mais de comparticipação”, defendeu em fevereiro passado, por seu lado, Maria das Dores Meira, presidente da edilidade, lembrando que a experiência recente de outras candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional “já permitiu poupar 1,3 milhões de euros”.

Na mesma ocasião, a autarca justificou que responsabilidade da obra tinha recaído, numa primeira opção, sobre a Liga dos Amigos do Fórum, decisão tomada por “na altura parecer mais célere” e “não se adivinharem os problemas que os trabalhos tiveram”. A autarca recordou ainda que a conjuntura económica se alterou e que os mecenas e empresas “que se tinham comprometido a dar partes da obra, deixaram de o fazer”, motivos que ajudam assim a compreender a morosidade em torno do recomeço das obras.

Durante a reunião camarária onde se adjudicou a obra por aquele valor, o vereador do PS, José Luís Barão, congratulou-se com o feliz desfecho do problema, dado que a decisão vai ao encontro “daquilo que sempre foi defendido” por aquela força política.“Mesmo com dúvidas sobre o modelo de financiamento a adotar, o PS saúda a reposição da normalidade e da legalidade em torno desta questão”, acrescentou o autarca socialista.

A empreitada de remodelação do fórum municipal Luísa Todi vai ser feita ao abrigo do programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal (ReSet), candidatura liderada pela autarquia, que contempla, entre outras, a refuncionalização do antigo edifício do Círculo Cultural de Setúbal, já em obras, a recuperação e valorização da Casa do Corpo Santo, em marcha, e a qualificação do espaço público na Fonte Nova e no Troino. A mais emblemática sala cultural da cidade foi inaugurada em 1960, sendo desde 1990 propriedade da autarquia.

Fonte: Setúbal na Rede

Sem comentários:

Enviar um comentário