segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Academia do Bacalhau de Setúbal assinalou um ano de actividade

foto
A Academia do Bacalhau de Setúbal assinalou o seu primeiro aniversário com um jantar comemorativo que decorreu no Hotel do Sado, na noite da passada sexta-feira. Durante o mesmo foi feita a entrega do prémio de mérito, instituído por aquela Academia, ao melhor aluno de português do 12.º ano do concelho de Setúbal na disciplina de português.

O Hotel do Sado foi o local escolhido para a realização do jantar comemorativo do 1.º Aniversário da Academia do Bacalhau de Setúbal, instituição filantrópica em que o bacalhau é símbolo do fiel amigo e elemento congregador dos portugueses.

No decorrer do jantar, que contou com a presença de meia centena de pessoas, entre as quais a de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, foi feita a entrega do prémio de mérito, instituído por aquela Academia, através do qual se pretende distinguir o melhor aluno de português do 12.º ano, do concelho de Setúbal, na disciplina de português e cuja atribuição foi este ano feita a Tiago Caferra, de 18 anos de idade e que terminou o 12.º ano na Escola D. João II com 20 valores de nota aquela disciplina, tendo o prémio sido entregue por Carolina Alves, a aluna distinguida no ano anterior, igualmente portadora da mesma nota à disciplina de português.

A “O Setubalense” Tiago Carrefa explicou que os bons resultados alcançados a nível escolar são resultantes de “empenho, trabalho e gosto em aprender” e que actualmente é aluno da Faculdade de Arquitectura, em Lisboa, actividade que pretende seguir no futuro.

Ainda no decorrer do evento, Maria das Dores Meira usou da palavra para saudar a criação daquela academia, referindo que “os valores que vos unem, transportam-nos para uma reflexão sobre os mais elevados sentidos e valores que são os da solidariedade e os da preocupação pela nossa cultura e pelos outros”. A presidente da autarquia saudou a Academia do Bacalhau de Setúbal referindo que “bem sei como através desta podemos concretizar, pontualmente, a união desejada por todos os setubalenses repartidos pelo mundo, espiritualmente em torno do ideal que nos une e ao qual me sinto eu própria já unida e sei que nos senti mos muito próximos de todos aqueles que um dia se ausentaram desta margem do Sado, para buscarem noutras terras melhores e mais justos meios de existência”.

Por seu lado, Carlos Carvalho e Isabel Carvalho, respectivamente presidente e vice-presidente da referida Academia, explicaram a “O Setubalense” que as Academias do Bacalhau, espalhadas pelo mundo, têm como finalidade “praticar acções de âmbito cultural e de educação”, sendo que o último ano de actividade da academia de Setúbal foi a de “fazer crescer o grupo, que começou com cinco elementos e que nesta momento já se encontra duplicado e estabilizado”. Houve ainda “oportunidade de fazer algumas realizações de âmbito cultural, trazendo a Setúbal alguns compadres de vários pontos do país para um passeio no Sado”, foi ainda feita a 2.ª edição do Prémio Sebastião da Gama contando, ainda até final do corrente ano, “apoiar uma ou duas instituições de solidariedade, cujos nomes já nos foram apontados pela autarquia”. Segundo Isabel Carvalho, “neste momento estamos a apostar na cidade de Setúbal porque o grupo é pequeno e temos que nos focalizar, existindo uma relação directa com a Câmara, muito embora existam outras academias, já com maior dimensão que podem ser mais abrangentes”.

O facto do jantar ter contado com a presença da presidente da autarquia sadina foi, na opinião da presidência da academia, “um marco para nós, não só pela presença dela mas também por futuras actividades que estão a ser protocoladas com a autarquia para o próximo ano”.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário