sexta-feira, 13 de abril de 2012

Acidente: Óleo derramado pelo Karma não terá afectado estuário do Sado

foto
Foram concluídos ao final da tarde de ontem os trabalhos de recolha de uma quantidade, não totalmente apurada, de óleo hidráulico resultante do embate lateral do navio Karma contra a muralha do cais 1 da Lisnave.

Vinte e quatro horas depois do acidente, e consequente derrame de óleo do navio Karma, foram dados por concluídos os trabalhos de remoção da poluição causada, mas aparentemente confinada à zona dos estaleiros navais da Lisnave.

Ao final da tarde de anteontem, o navio de carga geral Karma, com pavilhão de Antígua e Barbados, de 117 metros de comprimento por 17 de largura, estava sendo rebocado para o cais 1 dos estaleiros navais da Lisnave quando, por razões ainda não apuradas, aconteceu um embate da parte lateral do navio com a muralha.

“Foi um mínimo rasgo no casco, do lado do tanque de óleo hidráulico, e temporariamente resolvido” explicou a «O Setubalense» o relações públicas da Lisnave.

Para Humberto Bandeira, “acabou por ser sorte o acidente ter acontecido neste local”, falando da “extrema rapidez” quanto à actuação dos meios de socorro no local.

“Houve uma disponibilidade total das várias entidades envolvidas (meios próprios da Lisnave, APSS e da Polícia Marítima)”, realçou Humberto Bandeira que, a avaliar pela quantidade de óleo recolhido da água na restrita área dos estaleiros, considerou “exagerado falar-se de uma quantidade aproximada a 15 mil metros cúbicos de óleo derramado.”

O que a mesma fonte da Lisnave garantiu ao nosso jornal é que “nenhuma poluição saiu para o estuário do Sado.” “Felizmente, conseguimos fazer confinar todo o óleo derramado entre bóias anti-poluição, enquanto se procedeu à extracção de toda a quantidade daquele mesmo depósito.”

Por seu turno, o capitão do Porto de Setúbal confirmou ontem a «O Setubalense» a abertura de um inquérito a este sinistro, também exaltando a coordenação das entidades e meios no combate a este sinistro.

Como sempre acontece neste tipo de circunstâncias, Lopes da Costa anunciou um inquérito para “apurar as circunstâncias” que envolveu este acidente.

ESTALEIRO O navio Karma tinha uma previsão “de curta estadia” na Lisnave, para efectuar pequenas reparações de mecânica. Naturalmente, esse prazo deverá ser agora dilatado, face à obrigatoriedade da reparação do rombo no casco provocado por este embate contra a muralha do cais 1.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário