A Unidade de Controlo Costeiro da GNR de Setúbal apreendeu, ontem de manhã, mais de 100 quilos de peixe impróprio para consumo. Algumas das espécies encontravam-se em início de putrefacção.
No âmbito de uma fiscalização relacionada com o comércio ilegal de pescado na via pública, o sub destacamento de Controlo Costeiro da GNR em Setúbal, apreendeu, ontem de manhã, por volta das 10.15 horas, na rua da Saúde, 188 quilos de peixe de várias espécies, o qual se encontrava a ser comercializado na via pública e por vendedores não legalizados.
Segundo fonte daquela Unidade da GNR, o peixe encontrava-se para venda sem que fossem cumpridos os requisitos para a sua comercialização e conservação, sendo que algumas das espécies encontravam-se em início de putrefacção. No local esteve o veterinário da Câmara Municipal de Setúbal que, após algumas análises ao pescado, considerou o mesmo impróprio para consumo, por falta dos requisitos de higiene e segurança necessários, factos pelos quais ordenou a sua destruição.
No momento da apreensão foram identificados quatro infractores e elaborados os respectivos autos de contra-ordenação que seguem agora para Tribunal.
Resta referir que a ingestão deste tipo de pescado já provocou problemas de saúde a quem o adquire, tentação fácil uma vez que o mesmo é vendido a custo muito inferior ao praticado legalmente. Por outro lado, à GNR chegam, com muita frequência, queixas de comerciantes legalizados que se sentem prejudicados na realização dos seus negócios, perante esta venda paralela que, no pior dos cenários, pode trazer consequências bastante graves para a saúde. A.M.S.
Fonte: O Setubalense
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário