quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Finura: Desapareceu a última das grandes figuras públicas setubalenses

foto
Partiu ontem do nosso convívio, aos 83 anos de idade, o setubalense que se intitulava como homem dos sete ofícios. Francisco Finura, porventura a última das grandes figuras públicas setubalenses, faleceu ontem no Hospital de S. Bernardo, alegadamente por razões do foro respiratório. O cortejo fúnebre tem lugar esta manhã, rumo ao cemitério da Paz.

Francisco Augusto da Silva Finura deu entrada, na manhã de anteontem, no Hospital de S. Bernardo, local onde veio a falecer passadas cerca de 24 horas, alegadamente devido a problemas do foro pulmonar/respiratório.

O corpo desta que é, porventura, a última das grandes figuras populares setubalenses deu entrada, ao final da tarde de ontem, na capela da Anunciada, após dispensa de autópsia.

Pelas 10 horas da manhã de hoje, haverá missa de corpo presente, celebrada pelo pároco da Anunciada, seguindo, cerca das 11 horas, o cortejo fúnebre rumo ao cemitério da Paz (Algeruz), onde o corpo será sepultado.

O homem dos “sete ofícios”, ou o “especialista em trabalhos não especializados”, como se auto-intitulava, foi, há precisamente dois anos, alvo de duas grandes homenagens, numa situação de alguma debilidade do seu estado de saúde. O cachimbo sempre foi uma das suas “imagens de marca”.

Primeiro, em Agosto de 2010, Rui Garcia, responsável pelo blog “Charroque da Profundurra”, foi o mentor da iniciativa e fez reunir, num restaurante da cidade, mais de uma centena de pessoas para homenagear esta singular, carinhosa e carismática figura típica setubalense.

Entre elas, marcaram presença o então, e último Governador Civil, Manuel Malheiros, e a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. Na oportunidade, foi atribuída ao homenageado uma placa com a inscrição da seguinte frase: “Um homem muito grande para um mundo tão pequeno”, como o próprio tantas vezes fazia questão de dizer publicamente.

Aliás, por ocasião desta homenagem, muitos cidadãos começaram a defender, através de uma petição na Internet, a atribuição do nome de Francisco Finura a uma praceta da cidade, concretamente na Quinta Alves da Silva, onde este setubalense dos sete costados manteve ao longo de muitos anos a sua oficina e onde guarda muitas das suas recordações de vida.

Cerca de um mês após esta homenagem, promovida por um alargado grupo de amigos, concretamente a 15 de Setembro de 2010, por ocasião das cerimónias oficiais das comemorações bocagianas, o “Finuras” recebeu das mãos da presidente da Câmara Municipal a Medalha de Honra da Cidade, respeitante à classe Actividades Culturais.

Do ponto de vista matrimonial, Francisco Finura encontrava-se há largos anos separado de sua esposa, a qual faleceu há dois meses.

A já saudosa figura pública deixa dois filhos; Francisco e Patrícia, respectivamente com 29 e 31 anos de idade.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário