sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bairro de Troino: Cobra “passeou-se” pela rua António Maria Eusébio

Uma cobra foi vista, na sexta-feira passada, ao início da tarde, a passear-se pela rua António Maria Eusébio, no bairro de Troino, em Setúbal. A presença, e o tamanho (cerca de 2 metros) do animal numa artéria da baixa da cidade, provocou alarido entre os moradores, alguns dos quais garantem ter visto o réptil já no dia anterior, naquela mesma área.

O alerta foi dado para o bombeiros e para a GNR, no sentido de procederem à recolha do animal, mas enquanto os meios não chegavam ao local alguém terá corrido atrás da cobra que, como é óbvio, correu também… mas para se esconder no local de onde terá saído: uma entrada de esgoto.

Aliás, segundo fonte da GNR os elementos do SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (equipa a quem cabe a captura de animais) que se deslocaram ao local, e que já não conseguiram visualizar o réptil, estão convictos, pelo relato de testemunhos oculares relativamente ás características do animal, que se trata de uma cobra-rateira que andará pelos esgotos a “alimentar-se” e que, na sequência das obras que estão a ser realizadas naquela rua, terá saído, possivelmente atrás de algum rato.

Com efeito, apesar da sua dimensão (este tipo de cobra pode atingir os 2,30 metros), a cobra-rateira é bastante comum na Europa, alimentando-se de pequenos animais, mamíferos, aves e répteis, incluindo outras cobras, mas principalmente de roedores.

Muito embora sendo venenosa as suas mordidelas raramente injectam veneno nas vitimas e, mesmo que tal aconteça, o mesmo não é letal.

Resta referir que, pelo menos até ao momento, a cobra não terá sido mais vista por aquelas bandas…

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário