quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Renovado após profundas obras, orçadas em 30 mil euros: Mercado da Lota deverá reabrir ao público ainda esta semana

foto
Um mercado “novo” está prestes a ser inaugurado, depois das obras que deverão ficar hoje concluídas. Encerrado por ordem da ASAE no passado dia 11, o mercado da Lota, explorado pela Junta de Freguesia da Anunciada, poderá ser reinaugurado depois de amanhã.

“Cumprimos com as exigências da ASAE, e até fomos mais além, de tal forma que o nosso mercado vai reabrir dentro de dias, praticamente irreconhecível, quase ao nível do mercado do Livramento.”

A garantia foi deixada a «O Setubalense» pelo presidente da Junta de Freguesia da Anunciada, a autarquia que explora aquele espaço comercial, sendo que a entidade proprietária do imóvel é a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).

O nosso jornal visitou, ontem, a fase final das obras que parecem ter melhorado radicalmente as condições de funcionamento deste mercado, localizado na zona ribeirinha, inaugurado há 17 anos, no edifício paredes-meias com o da Docapesca, na Lota.

As pedras mármores das bancadas de venda de peixe e de produtos horto-frutícolas, bem como os azulejos que as revestem, são totalmente materiais novos. Nas bancadas de peixe, foram ainda substituídas as torneiras e os recipientes para a lavagem do pescado, por material em inox, conforme impõe a lei, aliás, uma das deficiências detectadas pela ASAE, aquando da sua vistoria ao local, há duas semanas.

De inox passam também a ser as grelhas de escoamento de águas, que servem todo o piso deste mercado, outrora em material de ferro. “Os algerozes, um antigo problema e que motivava infiltrações de água, foram agora totalmente renovados,” apontou José Manuel Carvalho, durante a visita-guiada de ontem, àquele renovado espaço comercial.

Os vidros do exterior sul do edifício foram substituídos, e a pintura interior é igualmente nova. Também a câmara frigorífica foi objecto de melhoramentos. O autarca afiança que os operadores deste mercado estão agradados com o andamento da obra. “Este é o seu local de trabalho, passam por cá, já temos conversado, e os operadores testemunham o bom andamento da obra,” relatou o autarca à nossa reportagem.

TRABALHOS: É impressionante o ritmo dos trabalhos de melhoramentos, introduzidos no mercado da Lota, em tão poucos dias (semana e meia), circunstância que, supostamente, tem apaziguado o espírito de quem faz daquele o seu local de negócio e trabalho diário (excepto aos domingos e segundas-feiras), mas também para os muitos e regulares clientes deste que é tido como o mercado “dos pobres.”

“Prometemos aos comerciantes uma intervenção rápida, e estamos a cumprir”, regozijou-se o autarca, que avançou com um custo total das obras: 30 mil euros, verba suportada pela Junta de Freguesia, com um acordo de pagamento, a 60 dias, às duas empresas que contratamos para a realização destas obras, e que trabalhavam afincadamente, durante dia e noite, de forma a cumprir o estipulado,” assegurou o autarca da Anunciada.

Esta quarta-feira, as obras deverão ficar concluídas. Amanhã, o presidente da Junta promete contactar a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica para que se proceda á necessária vistoria. “Estou convencido que a ASAE vai ficar de boca aberta ao ver esta obra, e logo dará luz verde á reabertura do mercado”, prognostica o autarca da Anunciada, que aponta para depois de amanhã, sábado no máximo, a reabertura do mercado da Lota.

ENCERRAMENTO: Recorde-se que, aquando do dia real de encerramento do mercado da Lota, no passado dia 13, o grande receio dos 55 comerciantes que ali trabalham prendeu-se com o tempo de duração que estas obras poderiam motivar. Na oportunidade, o autarca da Anunciada avançou com o prazo de uma semana de obras, previsão que, desde logo, motivou alguma desconfiança no seio dos operadores do mercado.

“O ligeiro atraso ao prazo inicial justifica-se pelo facto de termos ido ao fundo da questão, ou seja, mais do que responder às exigências da ASAE, dotámos este mercado de óptimas condições, para operadores e clientes, que, atrevo-me a dizer, estão quase ao nível do mercado do Livramento”, rematou o autarca na visita ao espaço comercial, o qual deverá reabrir no final desta semana.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário