quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Preocupante incidente no parque de estacionamento da loja Media Mark, muro de suporte de terras desmoronou parcialmente para a estrada

foto
Parte do muro que separa o parque de estacionamento da loja Media Markt da estrada nacional 10 desmoronou parcialmente, provocando a interdição da faixa de rodagem do lado norte daquela movimentada artéria, sendo que, provisoriamente, a circulação rodoviária realiza-se nos dois sentidos na faixa contrária.

Ainda não há previsão para a conclusão das obras de reconstrução do muro de sustentação de terras que delimita o parque de estacionamento da loja Media Mark e a estrada nacional n.º 10, artéria que liga a rotunda do Monte Belo ao Alto da Guerra / Pontes.

Na manhã do passado domingo, e após intensa chuvada, uma extensão calculada de 40 metros de comprimento deste muro cedeu para o lado da estrada, ficando com uma inclinação, sensivelmente, de 45 graus.

Ao local da invulgar e estranha ocorrência acorreram a Companhia de Bombeiros Sapadores, Polícia de Segurança Pública e divisão de trânsito da Câmara Municipal de Setúbal. Não se registaram vítimas ou danos materiais.

Contactado por «O Setubalense» o comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Macedo, lembrou que a acção dos soldados da paz consistiu em “balizar a zona”, por forma a esta ficar interdita ao público.

Também a Protecção Civil Municipal marcou presença no local deste incidente, na manhã de domingo, logo que foi informada deste ligeiro, mas preocupante, desmoronamento do muro. Diga-se, aliás, que no local não se visualiza ferragem, apenas betão neste muro de sustentação de terras.

José Luís Bucho, o responsável pela Protecção Civil Municipal, acrescentou ao nosso jornal ter sido transmitida de imediato informação à EDP no sentido de proceder à desactivação da energia eléctrica que abastece os postes de iluminação pública naquela zona do estacionamento automóvel, que, tal como os postes de publicidade daquela superfície comercial, ficaram parcialmente tombados para a estrada nacional.

“A reparação deste problema, como é evidente, compete à empresa responsável por aquelas instalações comerciais,” sublinhou José Luís Bucho, que reforçou a intervenção da Divisão de Trânsito da Câmara Municipal, bem como da PSP, no corte da circulação automóvel da faixa norte, que se localiza mais junto ao muro de sustentação de terras do dito parque de estacionamento.

Até que estejam concluídas as obras necessárias à reconstrução do muro de sustentação de terras, o trânsito automóvel, e pedestre, apresenta-se encerrado, por evidentes razões de segurança, no lado norte daquela movimentada via de circulação.

Recorde-se que esta obra tem dois anos de concluída. A empresa Bogaris é a proprietária daquela infraestrutura do parque comercial localizado em Monte Belo norte, e alugada, desde finais de Fevereiro de 2011, caminha por isso para dois anos, à Media Mark.

Apesar das nossas persistentes insistências, não se revelou possível obter uma resposta por parte da Bogaris, sobre esta situação, sendo que compete a esta empresa a reparação deste invulgar incidente que, por mera sorte, não teve outras consequências.

Fonte: O Setubalense

Sem comentários:

Enviar um comentário