A Caritas Portuguesa inicia amanhã, e pelo décimo ano consecutivo, a Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2012, a qual decorre até dia 24 de Dezembro. Este ano, e no caso concreto do concelho de Setúbal, o ponto alto desta iniciativa vai acontecer a 15 de Dezembro, na praça de Bocage.
O Auditório da Igreja do Campo Grande, em Lisboa, foi o local este ano escolhido para a apresentação público de lançamento da Operação Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2012 que, tal como em anos anteriores, decorre até véspera de Natal, numa acção que tem como objectivo a solidariedade e ajuda para com os mais desfavorecidos.
Realizada em Portugal há 10 anos e por iniciativa da Cáritas Portuguesa, esta acção é realizada anualmente na quadra natalícia, visando “sensibilizar a população para a solidariedade para com os mais desfavorecidos, assim como para a paz e harmonia que, em momentos difíceis como os que actualmente enfrentamos, se mostra fundamental e redobra o sentido desta operação”, segundo disse a “O Setubalense” Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
Aliás, o presidente da Cáritas sublinhou ser necessária a consciencialização de todos os portugueses para com as questões de união, solidariedade e sensibilização para com os mais carenciados, “na medida em que a justiça porque todos ansiamos tem que ser aplicada, por todos nós, para vencer a crise, de modo a evitar tensões na sociedade que ninguém deseja”.
Esta operação consiste na venda de pequenas velas (com um custo de um euro a unidade) individuais ou de um quite com quatro pequenas velas e um presépio (que se destina a ser montado por crianças e por elas pintado), sendo que as velas se destinam a ser acesas na noite de Natal, colocando-as nas janelas, num gesto de solidariedade e de paz.
Da venda destas velas, 75 por cento reveste a favor da Cáritas, no caso deste concelho, para a Diocese de Setúbal (que ajuda famílias carenciadas), sendo os restantes 25 por cento destinados a um país que viva um cenário de pobreza pior que o nosso e que, até ao momento em que falámos com Eugénio da Fonseca, ainda não estava designado.
No concelho de Setúbal, e para além dos habituais stand’s de venda que irão estar na cidade, as velas podem ser adquiridas nas paróquias e também nos espaços Pingo Doce.
Na cidade, o dia de maior visualização desta operação vai decorrer a 15 de Dezembro, na praça de Bocage onde, da parte da tarde, estarão 10 grandes estrelas - um apoio de empresas e instituições da cidade - que serão preenchidas com pequenas velas e que irão iluminar toda a praça. Ainda durante a tarde, naquele mesmo local vários coros entoarão músicas alusivas à quadra natalícia.
Relativamente a esta iniciativa, Eugénio da Fonseca referiu que o objectivo é acender uma vela por cada um dos desempregados no concelho.
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário