segunda-feira, 25 de julho de 2011

Milhares de pessoas no primeiro dia da Feira de Santiago

Até 7 de Agosto Setúbal vai estar em festa. Pela Feira de Sant’Iago irão passar milhares de pessoas que assistirão às actuações de mais de uma centena de artistas e poderão visitar 210 stands, pavilhões e espaços de diversão. A tenda electrónica é a grande novidade deste ano.

Milhares de pessoas marcaram presença anteontem no primeiro dia da Feira de Sant’Iago, no recinto das Manteigadas que este ano tem à entrada um enorme mural a representar uma torre do quartel de bombeiros. A cerimónia de inauguração foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, perante uma comitiva que incluía personalidades como o Bispo de Setúbal, deputados, presidentes das juntas de freguesia e os comandantes dos bombeiros sapadores e voluntários de Setúbal a quem o certame é dedicado.

Maria das Dores Meira considera que a feira neste espaço é “uma aposta ganha” frisando que “depois dos 360 mil visitantes do ano passado e do aumento do número de expositores, esperamos que 2011, muitos mais visitantes e sabemos já que estão presentes mais expositores (210) nesta grande festa de Setúbal”.

A edil lembra que este certame acontece “num momento de crise económica e social” mas “não há nem haverá nada que anule a verdadeira alegria e criatividade popular que se expressa nesta feira franca, onde fazemos novos amigos e reencontramos os velhos companheiros que, por esta altura, regressam a Setúbal”.

Maria das Dores Meira que visitou demoradamente os pavilhões do certame revelou as novidades da feira. Para além do tema “Bombeiros: um passado presente, uma referência no futuro” que se deve ao concelho ter duas das companhias mais antigas do país, a autarca referiu que a câmara tem apostado “na melhoria e racionalização do sistema de protecção e socorro concelhio nos últimos anos, investindo no ano passado mais de 4.5 milhões de euros, com naturais consequências na melhoria da prestação de serviços de socorro à população”.

Porém, a grande novidade deste ano, é “a criação de uma nova área institucional junto da Escola Secundária D. Manuel Martins, onde estão instalados os pavilhões de artesanato e outros, conferindo uma maior dignidade a esta entrada da feira”. Outra novidade é a tenda electrónica, espaço vocacionado para “um público mais jovem, onde a animação está a cargo de 12 bares da cidade que, em 12 noites, vão recriar os ambientes que se vivem no quotidiano destes espaços de animação nocturna”.

É ainda novidade a recuperação do miradouro, onde funciona o espaço kids com uma feira do livro, exposições didácticas, ateliers, animações e um autocarro com actividades pedagógicas. Estão aí instalados ainda o restaurante lounge, a tenda electrónica e um paátio regional, onde se mostram os produtos regionais. Foi também criada uma nova zona de comércio de artesanato e olarias, servida por acessos alcatroados.

A presidente realçou “a aposta que fazemos na qualidade deste certame tem origem na mesma qualidade que imprimimos a todos os projectos e obras que, nestes últimos anos, a autarquia tem posto em marcha” dando como exemplos a Casa da Baía, a devolução de uma parte da zona ribeirinha aos setubalenses, a Casa da Cultura que deverá estar pronta até ao final do ano, a recuperação do Fórum Municipal Luísa Todi, obra que deverá arrancar brevemente e a reabilitação urbana da Bela Vista e da zona nascente do bairro de Tróino.

De salientar que foi ainda apresentado o hino da Feira de Sant’Iago, da autoria do maestro Rui Serôdio (música) e Alexandrina Pereira (letra), sendo interpretado pelo coro dos trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal “Afina Setúbal”.

PROGRAMA A animação é constante na Feira de Sant’Iago até 7 de Agosto. Assim, hoje, pelas 21 horas, actuarão os corais alentejanos “Os Sadinos” e “Os Amigos do Independente no Palco Mundo. Uma hora depois sobem ao palco as bandas de garagem Lazy Bonés, Red Lizzard e Lydia’s Sleep. Amanhã, pelas 21 horas, no Palco Mundo, actuará os Dámson, no Palco Mundo e Hands on Aproach, às 22 horas, no Palco Setúbal.

Fonte: O Setubalense/Florindo Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário