Guitarra Portuguesa e polvo foram os trabalhos vencedores.
David Tomás, de 14 anos, com uma guitarra portuguesa construída na areia, e Benedita Chagas, de 7, com um polvo, foram os vencedores locais nos respectivos escalões, do concurso que percorre 14 praias nacionais. A iniciativa, promovida pelo DN, teve lugar anteontem na praia das Figueirinha.
As condições atmosféricas apresentaram-se, anteontem, adversas a uma deslocação à praia pelo que não admira que o concurso nacional de construções na areia, na praia da Figueirinha tenha conhecido tão pouca adesão: 11 concorrentes.
Na verdade, apenas 11 crianças e jovens – divididos em dois escalões - desafiaram a chuva e o frio para participar neste concurso, de âmbito nacional e dinamizado pelo jornal Diário de Notícias que, pela segunda vez consecutiva, conheceu uma eliminatória nesta praia da Serra da Arrábida.
David Tomás, de 14 anos de idade, estudante do 8.º ano na escola Luísa Todi, foi o vencedor do escalão B (dos 11 aos 14 anos), construindo a sua guitarra portuguesa dentro do tempo máximo permitido de uma hora.
A «O Setubalense», este jovem setubalense lembrou já ter participado neste mesmo concurso em 2010: “O ano passado fiquei em 2.º lugar, com um carro descapotável e agora voltei a concorrer, com a guitarra portuguesa, em homenagem ao fado. Tive a sorte de vencer, apesar de haver menos concorrentes, mas também me treinei para este resultado,” revelou ao nosso jornal.
Com efeito, o escalão B, dos menos jovens, apenas registou três concorrentes, na invernosa manhã de anteontem. Para além de David Tomás, participou Tatiana Claudino, de 11 anos, que construiu um jardim na areia da Figueirinha com que alcançou o segundo lugar. Na terceira posição classificou-se Carolina, de 12 anos, com a sua estrela do mar.
Benedita Chagas foi a vencedora do escalão das crianças. No areal da Figueirinha desenhou um polvo, em cujos tentáculos a menina de 7 anos colocou pedras simulando ventosas. O escalão dos mais pequenos foi o que registou maior adesão. Renato Viola e Carolina Jesus, ambos de 8 anos, conquistaram as segunda e terceiras posições, respectivamente.
Os participantes não premiados, foram: Carolina Salgado, Carlos Calado Afonso Silva, Ana Carvalho e André Salgado, decidindo o júri atribuir menções honrosas a estes dois últimos concorrentes.
David Tomás e Benedita Chagas foram premiados com uma câmara fotográfica digital. O primeiro conquistou ainda a presença na grande final nacional deste concurso de construções na areia do DN, agendado para o dia 3 de Setembro, no areal de Espinho.
O júri desta eliminatória na Figueirinha foi formado por Célia Lourenço e Sílvia Nunes, respectivamente das Divisões de Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, entidade que apoiou a iniciativa, e ainda por Céu Campos, artista plástica setubalense.
Fonte: O Setubalense
Sem comentários:
Enviar um comentário